terça-feira, 13 de março de 2012

Na Bahia, PF prende médico líder de quadrilha que fraudava vestibulares
Um médico de 38 anos, natural de Goiânia, foi preso pela Polícia Federal, na cidade de Ibiquera, na Bahia, na manhã desta terça-feira (13). De acordo com a PF, ele é líder da quadrilha que fraudava vestibulares de medicina em seis estado. O suspeito, que foi detido em regime preventivo, trabalhava em um posto de saúde do município. Em sua residência, a polícia apreendeu documentos, computadores e celulares. Além dele, outros 11 já foram presos.

A operação, nomeada 'Arcano', foi deflagrada pela polícia em São Paulo e prevê executar 15 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. Para realizar a fraude, a organização conta com três grupos distintos: o primeiro cooptava os vestibulandos; o segundo se encarregava de treiná-los no uso do equipamento de comunicação conhecido como "ponto eletrônico"; enquanto o terceiro era composto por especialistas em diferentes disciplinas que resolviam a prova em suas áreas e informavam as respostas a um comando central, que as repassava para os alunos.

A Operação Arcano detectou a ação da quadrilha em 13 vestibulares promovidos por instituições privadas de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso. Também houve a apreensão de duas armas de fogo. Os presos responderão pelos crimes de formação e quadrilha e estelionato, cujas penas somadas podem atingir de dois a oito anos de prisão. Os alunos que se beneficiaram da fraude responderão por crime de estelionato. A operação foi batizada de "Arcano" em razão de seu significado, que é "remédio secreto" em latim.

Fonte: G 1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário