domingo, 25 de março de 2012

Índice de abstenção dentro da normalidade
3.697 candidatos deixaram de fazer as provas do concurso
O concurso público da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, realizado na manhã deste domingo (25), teve um índice de abstenção de 18,5%. Do total de 19.867 candidatos inscritos, 3.697 não compareceram aos locais de prova. O percentual é considerado dentro da normalidade, conforme o membro da coordenação de Admissão e Seleção, Rubens Alves Pereira.

“Pelo que temos conhecimento e em comparação a concursos públicos realizados em todo o país, esse índice de abstenção é normal. E a abstenção faz parte de qualquer concurso ou processo seletivo. Observamos, inclusive, que este índice está abaixo do vestibular da Uefs”, comparou Rubens.

As provas são aplicadas em 35 locais diferentes, dentre escolas municipais, estaduais e na Universidade Estadual de Feira de Santana. A maior concentração de candidatos está na Uefs, onde cerca de 5 mil inscritos realizam a prova. A avaliação terá duração de quatro horas (para cargos sem prova de redação) e cinco horas (para cargos com a prova escrita).  

De acordo com a coordenadora de Seleção e Admissão, Lílian Carla Lopes Wanderley, os candidatos a alguns cargos específicos terão que encarar outras etapas. “Existem candidatos que farão apenas a prova objetiva, outros terão que fazer também a prova de títulos e existe ainda cargos que exigem o psicoteste e a prova prática”, explica.

Os portões abriram às 7h15 e fecharam às 7h50. São reservados 20% das vagas para os candidatos afrodescendentes ou indígenas e 30% para os oriundos de escola pública ou bolsista de escola particular, conforme estabelece a Lei Municipal n° 3.286 de 10 de novembro de 2011. Os salários variam entre R$ 545,00 a 2.260,45, podendo chegar a R$ 5.507,65.
 
As vagas são distribuídas nas funções de professor (50), secretário escolar (20), técnico de enfermagem (20), especialista em educação (20), agente de trânsito (15), auditor fiscal (15), médico (10), enfermeiro (10), motorista (10), engenheiro civil (8), operador de máquinas pesadas (7), assistente social (6), arquiteto (5), fiscal de serviços públicos (5), contador (3), intérprete de libras (3), engenheiro agrônomo (1), engenheiro ambiental (1) e engenheiro químico (1), além de biólogo (1), geólogo (1) e mecânico de máquinas e veículos (1).

Fotos: Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário