quarta-feira, 17 de junho de 2026

PM prende suspeitos e apreende armas após homicídio em Feira de Santana

 

Na tarde de terça-feira (16), militares da 65ª CIPM prenderam três suspeitos e apreenderam três armas de fogo e dois veículos no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana.

As equipes realizavam patrulhamento na região quando foram informadas por populares de que indivíduos suspeitos de participação em um homicídio ocorrido na tarde da última segunda-feira (15), no bairro Queimadinha, estariam circulando pela localidade em um veículo. Na ocasião, a vítima foi morta por disparos de arma de fogo no interior de uma oficina mecânica.

Diante das informações, os policiais iniciaram diligências e localizaram um veículo com indícios de adulteração. Durante a abordagem, foram identificados três indivíduos com características compatíveis às informadas. Com eles, foram encontradas três armas de fogo. Dois automóveis também foram apreendidos.

Os suspeitos e todo o material apreendido foram apresentados à Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Fonte: Polícia Militar

 

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Vereador cobra cumprimento de lei que prevê fim gradativo da tração animal em Feira de Santana

 

Passados três anos da promulgação e publicação da Lei Municipal nº 4.194/2023, que estabelece a proibição gradativa da tração animal em Feira de Santana, a Prefeitura deve adotar medidas para garantir a efetiva aplicação da norma. A cobrança é do vereador Pedro Américo (Cidadania), que, por meio de indicação encaminhada ao prefeito José Ronaldo (União), solicita o fortalecimento da fiscalização e a criação de um programa de transição para carroceiros, com alternativas de geração de renda e inclusão social.

Na indicação, o parlamentar justifica que a legislação representa um avanço na proteção dos animais contra situações de sofrimento, exaustão e maus-tratos, mas avalia que a efetividade da medida depende da atuação do Poder Executivo. Segundo ele, além da fiscalização para coibir o uso irregular da tração animal, é necessário implementar políticas públicas que garantam uma transição equilibrada para os trabalhadores que dependem da atividade.

Autor do projeto que deu origem à Lei, Pedro Américo defende que o processo de substituição das carroças seja acompanhado por ações de capacitação e integração social, de forma a assegurar alternativas dignas de sustento aos carroceiros. Para o vereador, a proteção animal deve caminhar junto com medidas que considerem a realidade socioeconômica das famílias envolvidas.

O PROGRAMA

O Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal, criado pela Lei 4.194/2023, prevê o cadastramento dos condutores e a promoção de alternativas para a substituição da atividade. A legislação estabeleceu prazo de quatro anos, contado a partir de sua publicação, para a proibição definitiva da circulação de veículos de tração animal nas vias e logradouros públicos da zona urbana de Feira de Santana.

Entre as determinações previstas na norma estão a proibição do uso de chicotes, aguilhões e outros instrumentos que possam causar sofrimento aos animais e a vedação de manter carroças atreladas aos animais por mais de seis horas diárias. A lei também tornou obrigatório o cadastramento dos animais durante o período de transição, para que seja realizado o controle e acompanhamento da atividade até a sua extinção definitiva na área urbana do município.

 Foto: Jorge Magalhães / Prefeitura de Feira

 

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Operação Em Chamas apreende mais de 360 artefatos explosivos em Cruz das Almas

 

Deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (2), a Operação Em Chamas resultou na apreensão de 365 artefatos explosivos semiprontos, também conhecidos como espadas, em um imóvel na região da Sapucaia, zona rural de Cruz das Almas.

As diligências tiveram início após denúncia anônima. Com base nas informações recebidas, a equipe do Setor de Investigação da Delegacia Territorial (DT/Cruz das Almas) realizou levantamentos e diligências de campo que levaram à identificação do imóvel denunciado, onde foi constatada a fabricação clandestina.

No imóvel, também foram localizados e confiscados seis rolos de barbante encerado, uma máquina de enrolar espadas, 26 bambus cortados e cozidos e três socadores, além de outros materiais e insumos empregados na confecção das espadas.

O material apreendido na ação foi encaminhado à unidade policial para adoção das medidas legais cabíveis. As investigações seguem com o objetivo de identificar e responsabilizar os envolvidos na utilização do imóvel e na fabricação clandestina dos artefatos.

A Operação Em Chamas, deflagrada anualmente pela Polícia Civil da Bahia, tem como objetivo combater a produção, a comercialização e o armazenamento clandestino de fogos de artifício em todo o estado, prevenindo acidentes e reforçando a segurança da população durante os festejos juninos.

Fonte: ASCOM

 

Operação Procedência apreende mais de 500 quilos de carnes e queijos impróprios para consumo em Lauro de Freitas

 

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Bahia e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu aproximadamente 530 quilos de carnes e queijos que seriam comercializados irregularmente, nesta quarta-feira (3), no município de Lauro de Freitas. A Operação Procedência tem como objetivo combater a produção e a comercialização clandestina de produtos de origem animal na Região Metropolitana de Salvador.

A ação foi deflagrada após comunicação encaminhada pela Adab à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), relatando a existência de locais utilizados para a produção e comercialização irregular de produtos cárneos sem a devida autorização sanitária, situação que representava grave risco à saúde pública.

Durante fiscalizações realizadas simultaneamente nos bairros de Itinga e Fazenda Cassange, equipes da Decon, da Adab e da Vigilância Sanitária (Visa) constataram diversas irregularidades sanitárias e apreenderam cerca de 530 quilos de carnes e queijos sem comprovação de procedência, com registros sanitários falsificados e armazenados em condições inadequadas de conservação.

Os produtos apresentavam sinais de deterioração e foram considerados impróprios para o consumo humano pela equipe técnica da Adab, que adotou as medidas administrativas cabíveis para a inutilização e o descarte do material apreendido.

Além da ausência de documentação que comprovasse a origem dos produtos, foram identificadas irregularidades relacionadas à manipulação, ao acondicionamento e à comercialização dos  alimentos, circunstâncias que colocavam em risco a saúde dos consumidores.

As investigações prosseguirão para identificar todos os responsáveis pelas irregularidades constatadas, bem como apurar eventuais infrações penais e administrativas relacionadas à produção e à comercialização clandestina de alimentos.
 

Fonte: ASCOM

 

 

Feira de Santana se destaca em índice nacional e figura entre os municípios com melhores oportunidades do Brasil


Feira de Santana conquistou posição de destaque no Índice de Progresso Social (IPS Brasil 2026), consolidando-se como uma das cidades brasileiras com melhor desempenho em indicadores relacionados à qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento humano.

Com pontuação geral de 60,70, o município aparece entre os mais bem colocados do país em sua faixa populacional e econômica, demonstrando avanços importantes em áreas estratégicas para a população.

Um dos principais destaques foi o eixo Oportunidades, no qual Feira de Santana alcançou pontuação de 50,37 e ocupou a 462ª posição nacional entre os mais de 5.500 municípios brasileiros avaliados. O resultado reflete o fortalecimento de políticas públicas voltadas à garantia de direitos, acesso à cultura, lazer, esporte e ampliação das oportunidades para os cidadãos.

Entre os indicadores avaliados, Feira de Santana obteve excelente desempenho em Direitos Individuais, alcançando a 31ª colocação nacional, evidenciando o compromisso da gestão municipal com a promoção da cidadania e o respeito aos direitos da população.

Outro ponto positivo foi o desempenho no quesito Qualidade do Meio Ambiente, onde o município alcançou pontuação de 61,83, figurando entre os melhores resultados do país em sua faixa de PIB per capita. A cidade também apresentou indicadores expressivos em Moradia, com pontuação de 94,69, e em Água e Saneamento, alcançando 84,03 pontos.

Os dados demonstram que Feira de Santana continua avançando na oferta de infraestrutura urbana, serviços públicos e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos seus mais de 660 mil habitantes.

O levantamento também destaca resultados positivos em áreas como acesso à informação e comunicação, cobertura de internet móvel e infraestrutura urbana, refletindo investimentos que vêm sendo realizados pelo Governo Municipal para promover inclusão, desenvolvimento econômico e bem-estar social.

Para o prefeito José Ronaldo de Carvalho, os números reforçam o papel do município como principal polo econômico, comercial e de serviços do interior do Nordeste. "Esses números evidenciam o compromisso permanente da administração municipal em construir uma cidade cada vez mais moderna, inclusiva e preparada para os desafios do futuro", destacou o chefe do Executivo.

O Índice de Progresso Social (IPS Brasil) é uma ferramenta que avalia o desempenho dos municípios brasileiros a partir de indicadores sociais e ambientais, medindo aspectos relacionados à qualidade de vida da população, independentemente do crescimento econômico.


Foto: ACM – Arquivo

 

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Barreiras

 

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã desta segunda-feira (1º), dois mandados de prisão em desfavor de um homem, de 38 anos, em Barreiras. De acordo com a ocorrência, a prisão aconteceu na BR-242, na altura do km 800, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando o suspeito estava em uma van com destino à cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Ele é investigado pelos crimes de estupro e estupro de vulnerável, com mandados oriundos dos estados do Tocantins e Maranhão.Após trabalho investigativo, a equipe policial identificou que o homem estava no transporte coletivo em deslocamento para Luís Eduardo Magalhães.

A ação foi realizada por equipes da Diretoria Regional de Polícia do Interior Oeste/Chapada (DIRPIN Oeste/Chapada), por meio da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras) e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI).

O homem foi apresentado na unidade policial para adoção das medidas legais cabíveis e segue à disposição da Justiça.

Fonte:  ASCOM

 

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Resultado preliminar do IPTU projeta crescimento da arrecadação em 2026

 

A expectativa do secretário da Fazenda, Expedito Eloy, é de que o crescimento da arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) neste ano, em Feira de Santana, em relação a 2025, varie entre 15% e 20%. Ele avalia o resultado inicial como positivo.

Segundo o secretário, logo após o encerramento do prazo para pagamento do tributo com desconto de 20% sobre o valor devido, observou-se, em uma avaliação preliminar, um aumento de 10% no montante arrecadado. Mas o total deverá crescer nos próximos meses, com a entrada dos valores pagos de forma parcelada.

“Mas nem todo contribuinte está em condições financeiras de pagar o IPTU em parcela única, mesmo com o generoso desconto oferecido. Portanto, só teremos a situação real em dezembro, porque muitos optaram pelo parcelamento”, disse o secretário.

O pagamento do IPTU, quase sempre feito por pessoas físicas, funciona como um termômetro para avaliar o humor dos moradores de uma cidade em relação à administração municipal. Quando não estão satisfeitos, muitos atrasam a quitação do carnê ou simplesmente deixam de pagá-lo.

Expedito Eloy afirmou que, neste ano, como ocorreu em outras oportunidades, não foi possível prorrogar o prazo do pagamento em cota única com desconto, encerrado em 30 de abril. “Não houve fato que justificasse, perante os órgãos de fiscalização, essa decisão”, explicou.

O secretário também elogiou o trabalho realizado pelos Correios, que, faltando seis dias para o encerramento do prazo, informaram que 96% dos carnês haviam sido entregues. “Mas existem alguns problemas relacionados a endereços incorretos ou à recusa do morador em receber o documento”, observou.

Outro ponto abordado pelo secretário foi o atendimento prestado pelos servidores da Secretaria da Fazenda no Ceaf. “Eles não pouparam esforços para que todas as dúvidas dos contribuintes fossem esclarecidas”, destacou.

Como ocorre com toda a arrecadação do município, 40% do montante arrecadado com o IPTU são destinados a investimentos em Saúde e Educação — 15% e 25%, respectivamente.

Neste ano, não houve aumento real nos valores dos tributos; foi aplicada apenas a reposição inflacionária do período.

Fotos: Gabriel Calazans

 

terça-feira, 26 de maio de 2026

Forças Federal e Estadual da Segurança Pública apreendem 300kg de cocaína em Alagoinhas

 

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26), operação policial destinada à repressão de crimes de tráfico interestadual de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, nas cidades de Goiânia/GO, Alagoinhas/BA, Luis Eduardo Magalhães/BA, Salvador/BA, Redenção/PA, Marabá/PA, Porto Nacional/TO, Fortaleza/CE e Rondonópolis/MT.

A Operação Perséfone teve início após a apreensão de 466,8 kg de cocaína, realizada em 2/10/2025, quando um caminhão que transportava melancias foi interceptado em Campinaçu/GO. 

A investigação revelou a existência de uma estrutura criminosa, composta por integrantes com funções distribuídas. Durante as apurações, foram identificadas movimentações financeiras compatíveis com o funcionamento de um esquema voltado à remessa e à distribuição de carregamentos de droga. 

No momento da deflagração da operação, a equipe que cumpriu mandado em um galpão na cidade baiana de Alagoinhas encontrou cerca de 300 kg de cocaína abandonados.

Os materiais, os documentos, os aparelhos eletrônicos e os dados apreendidos nesta fase serão submetidos à análise e incorporados ao conjunto investigativo. 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal

 

sexta-feira, 22 de maio de 2026

Polícia Civil recupera carga de café avaliada em R$ 50 mil em Eunápolis

 

Uma carga de café avaliada em aproximadamente R$ 50 mil, furtada de propriedades rurais da região de Eunápolis, foi recuperada após ações da Polícia Civil naquela região, na quinta-feira (21). Um homem que transportava o material subtraído foi preso em flagrante pelo crime de receptação.

A ação foi realizada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Eunápolis), unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), com apoio do Núcleo de Inteligência da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª Coorpin/Eunápolis) e da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sul).

As ações tiveram início após registros de furtos de sacas de café em fazendas da região. A partir da análise de imagens e levantamentos de inteligência, os policiais identificaram um veículo suspeito de envolvimento na movimentação da carga subtraída, o que ajudou a direcionar as diligências.

No decorrer das apurações, as equipes localizaram uma propriedade rural em Santa Cruz Cabrália, onde foram encontradas cerca de 110 sacas de café armazenadas. Durante a ação, o suspeito, de 33 anos, chegou ao local conduzindo o veículo já monitorado, transportando aproximadamente 16 sacas de café.

Outro veículo também foi visto no local levando quantidade adicional do produto. Questionado sobre a origem da carga, o homem afirmou ter adquirido o material por valor abaixo do mercado. A versão apresentada será apurada no decorrer das investigações.

O suspeito foi conduzido à unidade policial, onde foi autuado em flagrante pelo crime de receptação. O veículo utilizado e parte da carga recuperada serão devolvidos aos proprietários. Ele permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: ASCOM


Prefeito José Ronaldo assina decreto para desapropriação de área onde será instalado novo Centro Administrativo

 

O prefeito José Ronaldo de Carvalho anunciou, na manhã desta sexta-feira (22), a assinatura do decreto de desapropriação de uma grande área no centro de Feira de Santana onde será implantado o novo Centro Administrativo do município. A área, vizinha à Prefeitura, abrange a região das avenidas Getúlio Vargas, Senhor dos Passos e J.J. Seabra.

O imóvel desapropriado é conhecido por fazer parte da história da cidade. No local funcionaram, durante diferentes períodos, o Hotel Caroá, a Farmácia Caroá, um estacionamento, além de ter sido residência da família proprietária. A área também abrigou o tradicional Colégio Santanópolis.

O anúncio foi realizado no Paço Municipal Maria Quitéria e contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, além de secretários municipais, representantes de autarquias, vereadores, membros da imprensa e da população.

Segundo o prefeito, a implantação do Centro Administrativo é resultado de um estudo realizado há muito tempo pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), buscando soluções para modernizar a estrutura administrativa do município e reduzir despesas com alugueis.

A proposta da administração municipal é reunir, em um único espaço, diversas secretarias que atualmente funcionam em imóveis alugados. A medida também pretende melhorar o atendimento à população, oferecendo mais praticidade e concentrando os serviços públicos em um só local.

“A nossa intenção é oferecer mais conforto e agilidade para a população, concentrando os serviços em um único espaço e garantindo melhores condições de trabalho para os servidores”, afirmou José Ronaldo.

Redução de gastos com alugueis

José Ronaldo informou ainda que a gestão pretende avançar com as reformas necessárias durante o atual governo para transferir gradativamente as secretarias municipais para prédios próprios, reduzindo os gastos da Prefeitura com imóveis alugados. Segundo ele, a administração municipal possui atualmente diversas secretarias funcionando em imóveis locados, e a meta é ampliar a estrutura própria da Prefeitura.

“A escolha da área foi feita pensando no futuro da cidade e na necessidade de concentrar os serviços públicos em um local estruturado, com amplo espaço para estacionamento de servidores e cidadãos”, ressaltou.

Fortalecimento do centro comercial

Durante o anúncio, José Ronaldo destacou a preocupação com o esvaziamento do centro comercial de Feira de Santana e afirmou que a implantação do Centro Administrativo ajudará a fortalecer a circulação de pessoas na região central da cidade.

“O novo Centro Administrativo deverá contribuir diretamente para a revitalização da região central da cidade. Quando você traz serviços públicos para o centro, você movimenta o comércio, fortalece a economia local e incentiva a ocupação daquela área. As pessoas voltam a circular, consumir e utilizar os serviços daquela região. Esse é um projeto pensado para o futuro de Feira de Santana”, concluiu.


Foto : Jorge Magalhães

 

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Suspeitos de transporte irregular de pedras preciosas são presos

 

Quatro homens suspeitos de transportar irregularmente pedras de esmeralda foram presos pela Polícia Civil da Bahia, nesta terça-feira (19), na cidade de Itaberaba.

Segundo as investigações, o grupo foi localizado após o compartilhamento de informações entre as Delegacias Territoriais (DT) de Itaberaba  e Campo Formoso, que indicava um veículo transportando um saco com pedras preciosas. Durante as diligências, o automóvel foi localizado e o material recuperado.

Os suspeitos foram conduzidos uma unidade policial, onde foram autuados em flagrante. O material apreendido foi encaminhado para os procedimentos periciais cabíveis. A ação contou com o apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Paraguaçu).

Fonte: Ascom

 

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Martelo batido: definida empresa responsável pela construção do Hospital Municipal de Feira de Santana

 

Foi definido, nesta sexta-feira (15), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), na capital paulista, que o Consórcio Saúde Feira de Santana será o responsável pela construção e operação dos serviços não assistenciais do novo Hospital Municipal de Feira de Santana. O martelo foi batido com a proposta de R$ 6.287.200,00.

A licitação da Parceria Público-Privada (PPP) contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. Também participou do certame o Consórcio Hospital de Feira de Santana, representado pela Terra Investimentos.

O prefeito José Ronaldo destacou a emoção de participar da definição do consórcio responsável pela execução do projeto e classificou o momento como a realização de um sonho antigo da cidade e de sua trajetória política.

“Quero agradecer a toda a equipe da Prefeitura de Feira de Santana que trabalhou durante todo esse tempo na preparação desse processo licitatório, além da Fundação FESP, que nos assessorou por mais de um ano. É uma alegria e uma emoção muito grandes viver este momento. Feira de Santana participa hoje de um espaço tão importante da economia brasileira, dando mais um passo para concretizar o sonho do nosso hospital municipal”, afirmou.

José Ronaldo ressaltou ainda que o projeto é resultado de muito planejamento e dedicação da gestão municipal. “Estamos preparados para essa missão. Foram muitos estudos, muito trabalho e esforço. No meu quinto mandato como prefeito, vivo talvez o início de um projeto que sonhei a vida inteira: ver Feira de Santana avançando para ter o seu hospital municipal”, completou.

O novo hospital será voltado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e contará com estrutura moderna para ampliar a capacidade de assistência da rede pública municipal.

O Consórcio Saúde Feira de Santana (representado pela Necton Investimentos) ficará responsável pela construção da unidade e pela operação dos serviços não assistenciais, como manutenção, segurança, lavanderia e logística. A estratégia da administração municipal é concentrar os esforços da Prefeitura na assistência direta à população.

O projeto prevê a construção de um hospital de alta complexidade com 110 leitos de internação, incluindo 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de centro cirúrgico moderno e parque completo de bioimagem para exames e diagnósticos.

A proposta da nova unidade hospitalar é fortalecer a rede municipal de saúde, garantindo mais acesso, resolutividade e qualidade no atendimento à população de Feira de Santana e região. 

Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, que também é médico, a construção do novo hospital representa um marco para a assistência especializada no município.

“Será um grande estabelecimento de saúde que vai impactar na qualidade de vida de muitas pessoas. Trabalhamos muito para chegar até aqui”, destacou.

Também acompanharam a licitação o procurador do Município, Augusto Graça Leal, e os secretários Carlos Brito (Planejamento), Sandra Peggy (Administração) e João Vianney (Operações e Manutenção), além da presidente da Comissão de Contratos e Licitações, Luciana Flores e demais membros.

Fotos: Cauê Diniz

 

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Câmara autoriza concessão do Matadouro do Campo do Gado à iniciativa privada por 15 anos

 

O Matadouro Público Municipal, localizado no bairro Campo do Gado, poderá ser administrado pela iniciativa privada por um período inicial de 15 anos. O Projeto de Lei 63/2026, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em segunda e última votação pela Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão desta quarta-feira (13), com votos favoráveis de todos os vereadores presentes.

A proposta autoriza o Município a realizar licitação para transferir a gestão do matadouro à iniciativa privada, incluindo a administração, manutenção e exploração econômica da estrutura destinada ao abate de bovinos, suínos e ovinos. De acordo com o projeto, a empresa vencedora da licitação deverá assumir investimentos considerados necessários para a modernização e melhoria do funcionamento do matadouro, além de cumprir exigências sanitárias, ambientais e operacionais previstas na legislação.

O texto estabelece que a concessão terá prazo de 15 anos, contados a partir da assinatura do termo de entrega, com possibilidade de prorrogação por igual período, desde que haja interesse da concessionária e compatibilidade com o interesse público. A proposta também determina que a concessionária ficará responsável pelos encargos civis, administrativos e tributários relacionados ao imóvel e à operação do serviço. O contrato será formalizado posteriormente pelo Poder Executivo, que deverá definir as condições da concessão e as obrigações da empresa vencedora.

Segundo o projeto aprovado, a concessão não transfere a propriedade do imóvel à iniciativa privada. O espaço permanece pertencente ao Município, sendo autorizada apenas a concessão do direito de uso e exploração econômica, mediante contrato e processo licitatório.

Na justificativa encaminhada à Câmara, o Executivo argumenta que a medida busca viabilizar a modernização da infraestrutura do Matadouro Municipal, diante da necessidade de investimentos contínuos em equipamentos, manutenção especializada e adequação às normas sanitárias e ambientais.

Foto: Danielly Cerqueira | Prefeitura de Feira de Santana

 

Polícia Civil apreende 60 kg de maconha e comprimidos de drogas sintéticas em Lauro de Freitas


Uma ação da Polícia Civil apreendeu 60 quilos de maconha, das variedades Wolf e Amnésia, além de comprimidos de drogas sintéticas, na tarde desta quarta-feira (13), no município de Lauro de Freitas. Os entorpecentes foram encontrados em um veículo e em uma residência. Dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

De acordo com a ocorrência, equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) localizaram o automóvel por meio de informações de inteligência. Durante a vistoria, foram encontradas duas malas grandes e um saco contendo o material ilícito. Ao ser questionado, o condutor do veículo relatou que havia mais drogas em uma residência localizada no bairro de Vilas do Atlântico.

As equipes seguiram até o imóvel indicado, onde localizaram outro suspeito e uma grande quantidade de drogas, além de diversos materiais utilizados para embalagem e envio dos entorpecentes, como máquina de embalar a vácuo e balanças de precisão.Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia, e os flagranteados seguem custodiados à disposição do Poder Judiciário.

De acordo com o delegado Thomas Galdino, diretor do DEIC, a apreensão possui um valor estimado em R$1 milhão e representa um prejuízo financeiro para a organização criminosa investigada. “Essa ação demonstra o trabalho de inteligência e investigação desenvolvido pelas equipes da Polícia Civil. A apreensão desses entorpecentes impede a circulação das drogas e enfraquece financeiramente grupos criminosos envolvidos com o tráfico, atingindo diretamente a estrutura das organizações criminosas por meio da asfixia financeira. É mais um duro golpe contra o crime, refletindo positivamente na segurança da população”, destacou o delegado.

Fonte: ASCOM

 

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Liderança capturada na Bolívia enviava armas e drogas para BA, SP, RJ e PE

 

O líder de uma facção capturado na madrugada deste domingo (10), na Bolívia, durante a Operação Artemis, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, Polícias Federal e Civil, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e a FELCN boliviana enviava drogas e armas para os estados da BA, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

O criminoso e a sua esposa seguem custodiados no país vizinho e a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), após alinhamento com as Forças da Bahia, conduzirá o processo de extradição para o Brasil.

O casal possuía mandado de prisão e chegou a passar pela capital da Bolívia, cidade de La Paz, antes de ser interceptado em Santa Cruz de La Sierra.

Operações para alcançar comparsas do casal são realizadas em todo o território baiano. Informações sobre esses criminosos podem ser repassadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O anonimato é garantido por lei.

Fonte: ASCOM

 

sexta-feira, 8 de maio de 2026

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa em Vitória da Conquista


A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Occidens, em Vitória da Conquista. A ação tem como principal objetivo desarticular uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas e pela prática de crimes violentos na cidade e região.

A operação é resultado de um trabalho investigativo de cerca de seis meses conduzido pela 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Vitória da Conquista), que identificou a atuação de integrantes de uma organização criminosa, responsáveis pelo tráfico de drogas na cidade. Entre os principais alvos estão lideranças da organização criminosa, além de pessoas responsáveis pela distribuição e comercialização das drogas e investigados por posse ilegal de armas de fogo.

No total, foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão em imóveis e três mandados de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário. Além da formalização de dois autos de prisão em flagrante. Também foram apreendidas cerca de um quilo de maconha e quatro celulares.

A ação foi coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) e pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), e mobilizou mais de 40 policiais civis, trabalhando de forma planejada para dar cumprimento às ordens judiciais.

As diligências contaram ainda com o apoio da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste); da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Vitória da Conquista); do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP); do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC); do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO); da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), unidades estas de Vitória da Conquista; da 1ª e 2ª Delegacia Territorial (DT/Vitória da Conquista) e das Delegacias Territoriais de Barra do Choça e Cândido Sales, que atuaram de forma integrada na operação. 

Os investigados presos até o momento, bem como o material apreendido, foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP/Vitória da Conquista), onde foram tomadas as providências legais cabíveis, e seguem custodiados à disposição da Justiça.

A operação segue em andamento, com o objetivo de identificar toda a cadeia criminosa e responsabilizar os envolvidos. 
 

Fonte: Ascom

 

quarta-feira, 6 de maio de 2026

Escola Municipal recebe palestra educativa em Feira de Santana pela Polícia Civil

 

A Polícia Civil da Bahia, participou, na terça-feira (5) da ação educativa na Escola Municipal Professora Almira Pereira Lago, localizada no Campo do Gado Novo, no município de Feira de Santana. O evento faz parte da agenda escolar em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A atividade reuniu cerca de 200 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, em um momento de orientação e conscientização, promovendo a escuta ativa e incentivando o diálogo, com foco na prevenção contra o abuso. Ação foi realizada por meio da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), de Feira de Santana, representada pela delegada Maria Clécia Vasconcelos.

“Atuação da Polícia Civil em ações de conscientização nas escolas revela-se essencial diante da realidade das violências que atingem crianças e adolescentes, muitas vezes silenciadas ou invisibilizadas. Ao levar informação de forma acessível e adequada à faixa etária, a instituição contribui para que o público infantojuvenil reconheça situações de risco, compreenda seus direitos e saiba como buscar ajuda”, afirmou a delegada.

Fonte:  ASCOM

 

Foragido do Rio de Janeiro associação criminosa e investigado por roubo é preso em Camaçari

 

Um homem, de 33 anos, investigado pelos crimes de roubo e associação criminosa e foragido do estado do Rio de Janeiro, foi preso nesta quarta-feira (6), em uma unidade de saúde, no bairro Jardim Limoeiro, no município de Camaçari.

A prisão ocorreu durante diligências investigativas realizadas por equipes do Setor de Investigação (SI) da 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari), no curso da apuração de roubos ocorridos no município, sendo o suspeito também investigado por participação em ações criminosas dessa natureza na cidade.

Durante o cumprimento do mandado de prisão, o homem confessou sua participação nos crimes referidos. Ele segue sob custódia, à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: ASCOM

 

terça-feira, 5 de maio de 2026

Investigado por homicídio é preso em Feira de Santana

 

Um homem, de 27 anos, foi preso neste domingo (3), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Ele tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por homicídio qualificado. A ordem judicial foi cumprida após o suspeito dar entrada na unidade hospitalar com ferimentos provocados por arma de fogo.

De acordo com as investigações, o homem possui participação nas mortes dos irmãos Cauã Leite de Jesus, de 21 anos, e Gabriel Santos Lima, de 17 anos, ocorridas na madrugada do dia 18 de novembro de 2025, no bairro Brasília, em Feira de Santana.

Os dois homens foram mortos a tiros dentro de uma residência, após um ataque armado ocorrido no imóvel onde estavam, enquanto outras pessoas dormiam no local. Uma terceira pessoa, um homem de 22 anos, também foi baleada e socorrida.

O mandado foi expedido pela Vara do Júri do município e cumprido pela equipe do Posto Especial da Polícia Civil no HGCA. Foram adotadas as medidas administrativas de praxe para comunicação da prisão ao Poder Judiciário, ficando o custodiado à disposição da Justiça.
 

Fonte: ASCOM

 

segunda-feira, 4 de maio de 2026

Operação apreende oito armas de fogo e autua dois suspeitos em flagrante em Eunápolis

 

Uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de oito armas de fogo, munições de diversos calibres e R$ 158 mil em espécie, além da autuação em flagrante de dois suspeitos, de 50 e 44 anos, na última quarta-feira (30), em Eunápolis. A ação foi realizada no âmbito de investigação sobre posse irregular e comércio ilegal de armas de fogo no município.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, equipes localizaram revólveres calibres .32, .38 e .357; pistolas calibres .380, .40 e 9 mm; além de uma espingarda calibre 12, uma carabina calibre .22, carregadores de pistola e munições de diversos calibres.

A ação foi realizada por equipes da Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia Territorial (DT/Eunápolis), com apoio do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM/Eunápolis), da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Eunápolis) e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Descobrimento).

Os suspeitos foram autuados em flagrante por posse irregular e comércio ilegal de armas de fogo, sendo adotadas as medidas legais cabíveis. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e apurar a origem e o destino do armamento apreendido.

Fonte: ASCOM

 

quarta-feira, 29 de abril de 2026

Alceu, Paula Fernandes, Alcymar Monteiro, Flávio José e Raça Negra animarão o Arraiá de Feira

 

Grandes nomes do forró e da música nacional vão embalar os festejos juninos de Feira de Santana. Neste ano, a programação começa no dia 22 de junho, no distrito de Maria Quitéria — onde a tradição já ultrapassa meio século — e segue até a manhã de 4 de julho, em Jaíba.

As principais atrações foram anunciadas pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante coletiva na tarde desta quarta-feira (29). “São cantores e bandas conhecidas regional e nacionalmente, que vão atender às expectativas dos moradores dos distritos e de quem busca diversão”, afirmou.

O Arraiá da Feira contará com seis polos e reunirá artistas como Paula Fernandes, Alceu Valença, Raí Saia Rodada, Caninana, Alcymar Monteiro, Solange Almeida, Flávio José, Rato da Silibrina, Tayrone, além das bandas Limão com Mel, Mastruz com Leite e Raça Negra, contemplando diferentes estilos musicais.

Durante o evento de anúncio, o público também acompanhou apresentações culturais, com destaque para o grupo Os Bambas do Nordeste e exibições de quadrilhas juninas, reforçando o clima típico dos festejos.
Segundo o prefeito, os cachês foram definidos dentro dos limites acordados entre União dos Municípios da Bahia, Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e Ministério Público do Estado da Bahia, que estabeleceram teto de até R$ 700 mil por contratação. “Tudo foi planejado dentro das nossas disponibilidades financeiras”, destacou.

O investimento total nas principais atrações deve girar em torno de R$ 6 milhões. De acordo com José Ronaldo, a escolha dos nomes levou em consideração a opinião dos moradores dos distritos. “Acredito que a festa deste ano será ainda melhor do que a do ano passado”, disse.

Ele também lembrou um pedido feito pela comunidade de Jaíba em 2025. “Na época, já não era possível contratar, mas me comprometi que neste ano Alcymar Monteiro se apresentaria lá. E está confirmado”, afirmou. Em Jaíba, o cantor dividirá a programação com Solange Almeida.

A grade completa, incluindo artistas locais, será divulgada nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

O prefeito ressaltou ainda que o calendário de eventos da cidade exige planejamento rigoroso de investimentos, abrangendo iniciativas como o Reisado de Tiquaruçu, a Expofeira, a Micareta e o Natal Encantado.

Participaram da coletiva secretários municipais, entre eles o titular da Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, e o da Comunicação, Joilton Freitas, além de vereadores.

Confira a grade anunciada:

São João

  • Distrito de Jaguara:
    • Data: 20 e 21 de junho.
    • Atrações: Acarajé com Camarão e Filomena Bagaceira.
  • Distrito de Tiquaruçu:
    • Data: 20 e 21 de junho.
    • Atrações: Banda Lua Cheia e Camila Menina Faceira.
  • Distrito de Maria Quitéria:
    • Data: 20 a 23 de junho.
    • Atrações: Raí Saia Rodada, Caviar com Rapadura, Alceu Valença, Forrozão das Antigas, Paula Fernandes, Filho do Piseiro, Limão com Mel e Caninana.

São Pedro

  • Distrito de Humildes:
    • Data: 26 a 28 de junho.
    • Atrações: Luan Estilizado, Mastruz com Leite, Unha Pintada, Adelmário Coelho, Raça Negra, Buscapé e Arreio de Ouro.
  • Distrito de Bonfim de Feira:
    • Data: 27 e 28 de junho.
    • Atrações: Flávio José, Raio da Silibrina, Tayrone e Colher de Pau.
  • Distrito de Jaíba:
    • Data: 03 e 04 de julho.
    • Atrações: Alcymar Monteiro e Solange Almeida.



Fotos: ACM

 

segunda-feira, 27 de abril de 2026

Prefeito José Ronaldo apresenta projeto do Hospital Municipal em roadshow na B3 nesta terça-feira (28)

 

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, participa nesta terça-feira (28) de um roadshow na B3, em São Paulo, onde apresentará o projeto da Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Municipal. O evento reúne investidores e representantes de grandes grupos interessados na concessão administrativa voltada à construção e operação dos serviços não assistenciais da unidade.

A apresentação faz parte de uma etapa estratégica do processo licitatório, com o objetivo de atrair empresas qualificadas e ampliar a competitividade do certame. Durante o encontro, serão detalhados os aspectos técnicos, operacionais e financeiros do projeto, considerado o maior investimento em infraestrutura de saúde da história do município.

O roadshow acontece às 15h e contará também com a presença do secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, e do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, que reforçarão as informações sobre o modelo de gestão e os benefícios da iniciativa para a população.

O Hospital Municipal de Feira de Santana será implantado por meio de PPP, com investimento estimado em R$ 286 milhões. A unidade será 100% voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e terá capacidade para 110 leitos, incluindo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de centro cirúrgico moderno e parque de bioimagem completo.

O edital de licitação já está publicado, e o cronograma prevê a entrega dos envelopes no dia 11 de maio, na sede da B3, com a sessão pública do leilão marcada para 15 de maio.

A iniciativa visa ampliar a capacidade da rede municipal de saúde, reduzir a sobrecarga em unidades estaduais e consolidar Feira de Santana como referência regional em atendimento de média e alta complexidade.

Fonte: SECOM