sábado, 7 de janeiro de 2012

Faixa etária para vacinação contra Hepatite B ampliada
O Ministério da Saúde vai ampliar a partir deste mês a faixa etária para vacinação contra a hepatite B, uma infecção no fígado. Em 2011, a idade limite passou de 19 para 24 anos; este ano, pessoas de até 29 anos serão vacinadas. Profissional de saúde e vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PR) considera medida válida.

Segundo dados do órgão, cerca de 70% dos adultos expostos ao vírus da hepatite B não apresentam sintomas, e apenas 30% apresentam os sintomas da forma aguda. Por isso, considero válida a ampliação da faixa etária para vacinação. Isso vai contribuir para a redução do número de casos no país, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) considerar baixa a frequência de casos encontrados da hepatite B no Brasil”, declara a parlamentar.
No ano passado, o Ministério da Saúde ampliou em 163% o quantitativo de vacinas compradas para a hepatite B - 83,2 milhões. A transmissão pode ocorrer pela relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e tatuagens; instrumentos para uso de drogas, e acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina para grupos mais vulneráveis, independentes de faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.
Fonte: Acessória da deputada Graça Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário