segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chuva em Minas Gerais preocupa comunidades ribeirinhas da Bahia
Os moradores de comunidades ribeirinhas da cidade de Malhada, na região sudoeste da Bahia, estão preocupados com o nível do Rio São Francisco, que subiu bastante após as chuvas que caem nos últimos dias no estado de Minas Gerais.


Desde 2007 a população ribeirinha não via o Rio São Francisco tão cheio. Este ano o Velho Chico já está sete metros acima do seu nível normal. A cheia do rio já fechou alguns acessos a povoados e cidades da região. Para chegar à ilha de Malhada, comunidade ribeirinha onde moram pouco mais de 100 famílias, só de barco.

Os moradores da ilha de Malhada vivem da renda das hortaliças que cultivam e são comercializadas na região. Com o rio cheio, tudo ficou debaixo d´água: milho, feijão e outras culturas. Situação difícil para as famílias.

"Se aumentar um pouco mais até as criações pequenas que a gente tem vai ter que desfazer de tudo, vender baratinho. Estamos ilhados, para sair daqui só com a água no pescoço", desabafa José Santos Rodrigues, lavrador.

Um dos mais importantes rios brasileiros, o Velho Chico é fonte de sustento para mais de 700 pescadores das cidades de Malhada e Carinhanha. Mas a partir deste mês eles têm que buscar outra fonte de sustento: é época da reprodução de peixes, a piracema, e a pesca, está proibida.

Seu Raimundo mostra os reflexos da cheia do rio em seu barco. Ele conta que com a proibição da pesca e sem seguro desemprego, a situação está difícil para muitas famílias de pescadores.
"Tem muito pescador passando necessidade porque não tem como pescar", pontua Raimundo Nonato Alves Cruz, pescador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário