domingo, 6 de maio de 2012


Celebração das Culturas dos Sertões

 

A diversidade cultural do sertão está sendo expressa de inúmeras formas no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAA), que sedia até quarta-feira (9), o evento “Celebração das Culturas dos Sertões”. Espetáculos musicais, exposições fotográficas, encontro de estudos, feira de artesanato, lançamentos de filmes, livros, CDs e DVDs, apresentações teatrais, rodas de conversa e oficinas incluem a vasta programação do evento, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana.  

A abertura oficial aconteceu na noite de sábado (5), com a apresentação do espetáculo musical Baião de Nóis, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A celebração em Feira de Santana foi iniciada neste domingo (6) com o desfile de vaqueiros pelas ruas da cidade. Eles saíram do Parque de Exposições João Martins da Silva com destino ao CCAA, onde houve a assinatura do Livro de Registro Especial de Saberes e Modo de Fazer, como reconhecimento do ofício de vaqueiro como patrimônio cultural e imaterial.

Na manhã deste domingo aconteceu também a abertura da exposição “Imagens dos Vaqueirosda Bahia” e da feira de artesanato “Saberes e Sabores dos Sertões”, montada na arenado CCAA. No local, foram disponibilizadas barracas de xilogravuras, cordel,couro, redes, de raízes, comidas típicas do sertão, espaços para oficinas de arte educação, projeção de imagens, apresentações de reisado São Vicente, de samba de roda com bumba meu boi e muito mais.

Para a rendeira Maria da Conceição Bonfim, 54 anos, que veio de Salvador para participar do evento, a oportunidade de comercializar as peças artesanais em Feira de Santana é valiosa. “Nas cidades do interior o artesanato também é valorizado. Aprendi a fazer renda aos 14 anos e ensinei as minhas filhas e netas. Essa é uma terapia que pratico com amor, que tem ajudado a incrementar a renda de minha família. Estou otimista, confiante de que vamos fazer bons negócios nesta feira”, revelou.

O escritor paraibano Ariano Suassuna, que divulga os sertões como palco de expressivas criações culturais participará do evento na noite deste domingo, às 18 horas. Ele vai relembrar sua infância e juventude no sertão de Cariri, durante apresentação de aula-espetáculo. Suassuna é membro da Academia Brasileira de Letras e autor de obras como “Auto da Compadecida”, “O Santo e a Porca” e “Romance da Pedra do Reino" e o "Príncipe do Sangue do Vai e Volta”. Os interessados em assistir a aula-espetáculo devem doar um quilo de alimento não perecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário