sábado, 26 de maio de 2012


Campus da UFRB em funcionamento até 2014


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estabeleceu o prazo de iniciar às aulas no campus de Feira de Santana até o início de 2014. Mesmo assim, o reitor da instituição, Paulo Gabriel Soledade Nacif, espera que as atividades letivas possam começar ainda no início do segundo semestre de 2013.

A previsão foi anunciada pelo reitor na tarde desta sexta-feira (25), em reunião com o prefeito Tarcízio Pimenta, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. Na oportunidade, ele também disse que o Ministério da Educação deverá alocar R$ 30 milhões para a construção da primeira etapa do equipamento.

“Os recursos estarão disponíveis para a UFRB no orçamento de 2013, quando começa a obra. Mas para iniciar a construção é necessário ter o projeto e uma área de 100 hectares, que deve ser doada pela sociedade, isto é, pelo Governo Estadual, Municipal ou empresários”, explicou Nacif.

Já na próxima semana, disse o prefeito Tarcízio Pimenta, ele terá uma reunião com empresários da construção civil e imobiliárias para que os profissionais se manifestem acerca do assunto. “A construção de uma universidade gera o surgimento de uma nova cidade, como aconteceu com a Uefs. Acredito que exista empresários em Feira de Santana que já tenham comprado uma área de 100 hectares”, ressalta. 

No que se refere à estrutura da primeira etapa, a comunidade universitária contará com pavilhão de aulas, administração, biblioteca, restaurante universitário e vários outros setores. Ainda em 2014, assegurou o reitor, o campus de Feira de Santana deverá dispor de pelo menos 80 professores. Serão oferecidos, em princípio, entre cinco e dez cursos de graduação.

A reunião também contou com a presença do professor da UFRB, Tiago Mota; chefe de gabinete do prefeito, Milton Britto; e secretários municipais Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais) e Fabricio Almeida (Comunicação Social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário