quinta-feira, 10 de maio de 2012

Segregação de lixo do HGCA
 
Todo o lixo hospitalar produzido no Hospital Geral Clériston Andrade será segregado dentro dos processos internos e armazenado em sacos diferenciados. A medida foi cobrada pela Prefeitura de Feira de Santana em razão de denúncia feita pela Empresa Sustentare, de que a unidade de saúde estaria misturando resíduos domiciliares e hospitalares.

O Termo de Compromisso entre o Governo Municipal e HGCA foi firmado na manhã desta quinta-feira (10), em reunião entre a diretora da unidade de saúde, Iraci Leite, secretários municipais Antônio Carlos Coelho (Meio Ambiente) e Alexandre Monteiro (Serviços Públicos), e o diretor da Sustentare, Marcel Gelfi.

Após receber a informação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) apurou o fato. O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez, montou uma comissão composta pelos secretários Alexandre Monteiro; Antônio Carlos Coelho; e Getúlio Barbosa (Saúde) para identificar o roteiro da coleta.

A comissão identificou, através de documentos provenientes do hospital e de bolsas de soro, que o lixo coletado também era proveniente do Clériston Andrade. “Havia seringas, curativos e luvas, mas o hospital garantiu que os resíduos não são infecto-contagiantes, mas hospitalares. Essa declaração foi baseada na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), que dá diretriz para a classificação e separação dos resíduos dentro do hospital”, explica Monteiro.

No que se refere ao lixo que há no hospital, a direção afirmou, conforme o secretário, que os resíduos são de origem dos refeitórios e dos escritórios internos do Clériston, o que não causa nenhum problema para a empresa que realiza a coleta, a Viva Ambiental.

“O material infectante é recolhido, separado e outra empresa faz a coleta. Vamos continuar segregando nosso material de acordo com a legislação e iremos promover atualizações das capacitações dos nossos servidores. É muito importante educar para manter esse mesmo padrão de segregação dos nossos resíduos”, ressalta a diretora do hospital, Iraci Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário