sábado, 3 de dezembro de 2011


Santa Bárbara é louvada em clima de festa

Tradição de 36 anos é mantida no entreposto comercial

O cheiro da alfazema, o colorido das flores e a energia das baianas tomaram conta do Centro de Abastecimento de Feira de Santana, na manhã deste sábado (3), durante a 36ª Festa em Louvor a Santa Bárbara. A padroeira dos mercados e divindade dos raios e trovões foi celebrada ao som do autêntico samba de roda. O tradicional caruru foi servido para cerca de mil pessoas no restaurante popular.

A programação foi iniciada às 6h com a alvorada. Logo depois uma missa foi celebrada pelo padre Luiz Rodrigues. A imagem da santa foi carregada pelos fiéis na procissão que percorreu toda a área do entreposto comercial. Após a celebração religiosa, a animação ficou por conta do samba de roda da Quixabeira da Matinha, Mara Maria e Bily Jackson.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância da tradição religiosa. Na oportunidade ele também ressaltou as realizações feitas no entreposto comercial nos últimos três anos. “Este é um momento de fé, de celebração, e de agradecimento por tudo que temos alcançado. O Centro de Abastecimento vive hoje um novo momento. Fizemos intervenções em toda a área externa. São investimentos de mais de R$ 1,5 milhão”, salientou.

Para a aposentada Bárbara dos Santos, a devoção a padroeira simboliza a renovação da fé a cada ano. “Santa Bárbara tem nos dado muitas bênçãos, muitas alegrias e temos alcançado muitas coisas. E este é o momento de agradecer, de louvá-la, e também de pedir que as coisas boas continuem acontecendo”, destacou.

Um exemplo do quanto a tradição se mantém viva é a pequena Ayala, de 9 anos de idade. Vestida de baiana, ela diz que a devoção a Santa Bárbara vem desde o ventre de sua mãe. “Desde que eu nasci a minha mãe me traz para a Festa de Santa Bárbara e eu gosto de participar”, comenta.

Também estiveram presentes os secretários municipais Flailton Frankles (Transportes e Trânsito), Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais), Fabrício Almeida (Comunicação Social); os vereadores Roque Pereira, José Marques Messias e Carlos Alberto Rocha; e o deputado estadual Carlos Geilson.

Fonte: SECOM
Foto: Washington Nery
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário