sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Metrô de Salvador deve começar a rodar com sacos de areia no dia 20
Fase de teste com sacos de areia irá durar até abril de 2012, diz prefeitura.
Secretário afirma que prefeitura tem dinheiro para manter o funcionamento.

Os seis trens da Linha 1 do metrô de Salvador devem começar a rodar com 600 sacos de areia do dia 20 de dezembro deste ano até o mês de abril de 2012, afirma a prefeitura nesta sexta-feira (9).

A quantidade de areia de cada saco corresponde a cerca de 60 quilos e servirá para simular o peso do transporte de pessoas, conforme explica a prefeitura. O teste do sistema, que é parte de uma fase experimental, será executado entre os trilhos que ligam a Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi.

O metrô está em construção há 12 anos, completados no último 11 de agosto, e já consumiu R$ 700 milhões. Entre abril de junho de 2012, os trens começam a transportar cerca de 600 passageiros em cada viagem, sem a cobrança de passagem, de acordo com a prefeitura

O secretário da Casa Civil, João Leão, disse que duas empresas da Espanha foram contratadas para administrar e operar o metrô. Ele também garante que não há custo nesse contrato. Ainda segundo ele, os seis quilômetros entre a Lapa e a Rótula devem funcionar “logo”.

“Todo o sistema já está pronto, as linhas estão prontas, faltam alguns detalhes de umas catracas e algumas coisas, mas isso nós só vamos utilizar na época em que nós estivermos operando com os passageiros”, afirma.

Sobre o custo de funcionamento do sistema, o secretário afirma que uma parceria mantida com o Ministério das Cidades consegue custear a operação em sua fase inicial. “Tem um empenho muito grande do ministro Mario Negromonte no intuito de dar o exemplo”, diz.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário