segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Presença de nutricionistas nas escolas públicas estaduais em destaque
 A presença de nutricionistas nas equipes das instituições públicas de ensino no Estado da Bahia é o objetivo do projeto de Lei nº 19.922/2012 apresentado pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL). Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, a parlamentar destaca a importância de uma alimentação saudável desde a infância.
 “Os hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados e praticados desde pequeno. É nesta fase da vida que as crianças, para darem conta do desenvolvimento cognitivo, motor e físico, necessitam ainda mais de substâncias como as proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais contidas nos alimentos. Quando o consumo destes nutrientes é adequado, isto é, ajustado às necessidades individuais, as crianças terão um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos. Com isto o entendimento é maior e o aprendizado se dá de uma forma bem natural e com muita satisfação”, explica.
 De acordo com o Artigo 1º da proposição, o nutricionista terá como funções a elaboração de cardápios para as refeições escolares, o controle de qualidade no armazenamento, no preparo e no consumo dos alimentos. O Artigo 2º determina que cada instituição de ensino no Estado da Bahia contará com ao menos um nutricionista em sua equipe. Já o Artigo 3º expõe que a alimentação especial destinada a alunos portadores de diabetes, doença celíaca e outras intolerâncias alimentares será definida pelo nutricionista, sob supervisão técnica de médicos, com a participação do Conselho de Alimentação Escolar e respeitando os hábitos alimentares de cada localidade.
 “A presente proposição visa, principalmente, promover uma alimentação escolar de qualidade. Porque bons níveis educacionais também são resultados de alunos bem alimentados e aptos a desenvolver todo o potencial de aprendizagem. Uma merenda saudável e nutritiva é, em última análise, fundamento para o crescimento das gerações que construirão o futuro do nosso Estado. A alimentação equilibrada favorecerá também para prevenir uma série de doenças, como também favorecer o crescimento adequado. A importância da merenda escolar está comprovada em inúmeros estudos e pesquisas”, acrescenta Graça Pimenta.
Fonte: assessoria da deputada Graça Pimenta


Nenhum comentário:

Postar um comentário