domingo, 9 de setembro de 2012

EBDA mostra técnicas de convivência com a seca

 


Várias tecnologias que amenizam as dificuldades de quem convive com a seca estão sendo expostas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), no estande montado no Parque de Exposição João Martins da Silva. O agricultor familiar do semiárido que visitar a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2012), que prossegue até este domingo (9), pode conhecer diferentes técnicas que exigem pouco investimento. Dentre elas, a horta de verão, com uso de garrafas pet; o galinheiro móvel, a bomba rosário e a palma super adensada.

Conforme a gerente regional da EBDA, Edilza Reis, a proposta do órgão em apresentar aos visitantes cultivos e experimentos que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico está alcançando êxito. “Muitos agricultores e estudantes de agronomia estão visitando o estande e aprendendo com os técnicos da EBDA a implantar as tecnologias, que são alternativas de baixo custo para a manutenção e diversificação da produção agrícola. As visitas têm se revelado de fato como momentos de troca de conhecimentos”, ressalta.

Ainda de acordo com Edilza Reis, a cada ano a EBDA inova e traz uma temática diferente para a Expofeira. “Ano passado trabalhamos com a cadeia produtiva da mandioca e implantamos uma mini casa de farinha no Parque. Este ano, focamos toda a nossa participação na feira em demonstrações de tecnologias de convivência com a seca”, salienta.

A dona de casa Analice Sacramento foi umas das visitantes que demonstrou interesse em implementar o galinheiro móvel, alternativa que facilita o deslocamento das aves em toda a propriedade. “Meu esposo quer criar algumas galinhas, mas estava com receio delas voarem para o quintal dos vizinhos. Com esta técnica ele pode criá-las tranquilamente. Já anotei o enderço da EBDA e vou incentivá-lo a buscar esclarecimentos com um dos técnicos”, comenta. No estande também estão expostas máquinas de fenação, que são utilizadas para a produção de alimentação animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário