quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Violência contra a Mulher em destaque

 Entre os dias 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) acontece, em 159 países, a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A iniciativa, criada por 23 feministas de diferentes países, visa erradicar a violência em análise e garantir os direitos humanos do público feminino.

No Brasil, porém, a campanha começou na terça-feira (20), mesma data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, para chamar a atenção de todos para o duplo preconceito sofrido pela negritude feminina. Apoiando as iniciativas, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) discursou sobre os assuntos na tribuna da Assembleia Legislativa (AL) nesta quarta-feira (21).

“Estamos no século XXI, porém muitos comportamentos atuais condizem com uma sociedade primitiva. Entre os atos inaceitáveis para os dias de hoje, está a violência contra a mulher. Adolescentes, jovens e idosas são vítimas constantes dos mais variados tipo de crimes, a exemplo do sexual. É muito comum vermos nos meios de comunicação notícias de violência contra o público feminino. Além disso, devido ao gênero sexual e cor de pele, as mulheres negras sempre foram duplamente discriminadas, violentadas”, discursou a parlamentar.

Para que o seu discurso fosse melhor compreendido, Graça Pimenta citou um dos fins de semana do mês de novembro, que foi marcado por mais de cinco crimes contra a mulher só em Salvador e Região Metropolitana. “É lamentável vermos a realidade a qual as mulheres estão expostas. Essa é uma situação costumeira ao longo da nossa história. Aqueles considerados de menor valor no meio social, a exemplo do público feminino e dos negros, sempre foram renegados, tratados com desdém, violência”, acrescentou.

A parlamentar considera os números de violência contra o público feminino na Bahia entristecedores. Neste ano, até o mês de outubro, a Bahia já registrou 4.278 casos de violência doméstica e sexual contra mulheres. Salvador lidera o ranking, com 1.844 registros. Os municípios do interior com maior quantidade de notificações dos crimes citados foram Feira de Santana (503), Vitória da Conquista (245) e Barreiras (224).  As cidades do sul baiano que tiveram registros foram Mascote, Arataca, Ibicaraí, Gongogi, Buerarema, Ilhéus, Gandu, Itabuna, Pau Brasil, Iguaí e Santa Luzia.

“A violência que atinge o público feminino é um retrocesso, algo que devemos ser intolerantes. É necessário fazer o assunto estar sempre em pauta para que possamos discuti-lo com mais profundidade. Dessa forma, poderemos enxergar no futuro uma sociedade mais justa para mulheres, negros, enfim, para todos os cidadãos”, finalizou Graça Pimenta.

Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário