segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Projeto estimula prática do trabalho voluntário

Com o objetivo de estimular a prática do trabalho voluntário, principalmente entre jovens, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou o projeto de Lei nº 20.019/2012, que institui o Programa Aluno Voluntário, envolvendo estudantes de nível médio das escolas públicas administradas pelo governo estadual. A proposta foi tema de discurso da parlamentar nesta segunda-feira (19), na tribuna da Assembleia Legislativa.

“A proposta desse projeto de Lei é inovar na prática do trabalho voluntário envolvendo a escola. A ideia é fazer o estudante sair um pouco do ambiente escolar para desenvolver ações voluntárias nas comunidades. Para isso, a escola deve apresentar o programa no início do ano ao jovem e disponibilizar uma lista de entidades, organizações sociais ou comunidades carentes para que o aluno escolha aonde quer atuar durante o ano letivo”, explicou Graça Pimenta.

Segundo a autora, os voluntários têm grande importância social, pois eles conseguem chegar aonde o poder público não alcança e melhoram a realidade local. “Estimular essa prática, principalmente entre a juventude, é fundamental para termos uma sociedade mais humanizada. A solidariedade é um dos sentimentos mais nobres, capaz de engrandecer o homem. É comum vermos matérias nos meios de comunicação sobre pessoas que realizam trabalho voluntário, sem retorno financeiro, cujo objetivo maior é exclusivamente o bem estar do próximo”, disse a parlamentar.

Durante discurso, Graça Pimenta enfatizou ainda que educar os jovens para o desenvolvimento de ações solidárias significa ampliar o processo de crescimento pessoal deles e destacou que enfatizar o método de educação, socialização e solidariedade permite à juventude a troca de conhecimento e vivência com o próximo.

De acordo com os artigos da proposição, as atividades terão caráter extracurricular e é o jovem quem decide se adere à iniciativa. Para estimular à adesão dos alunos ao trabalho voluntário, o projeto sugere que os docentes deem notas ao trabalho desenvolvido pelos estudantes. A matéria estabelece ainda que as escolas são responsáveis pelo contato com as entidades escolhidas para verificar se há interesse em receber voluntários e quais as necessidades existentes. O jovem participante deve apresentar um projeto sobre quais ações pretende desenvolver, e todo o processo deve ser acompanhando pelos professores.

Além disso, as ações desenvolvidas pelos estudantes deverão abranger as áreas da saúde, educação e cultura, podendo ser realizadas de várias formas, como através das atividades esportivas e recreativas. O projeto estabelece também que os alunos apresentarão relatórios dos trabalhos e devem registrar as ações voluntárias através de fotos ou filmagens. No fim do ano, as escolas devem fornecer Certificado de Participação aos alunos. O documento deve conter a quantidade de horas utilizadas no desenvolvimento das ações voluntárias.

“Ser um estudante voluntário é vivenciar problemas sociais, conviver com uma realidade diferente e transpor para a prática as lições de cidadania, responsabilidade social aprendidas em sala de aula. Desse modo, o jovem torna-se mais responsável, solidário, consciente dos problemas diários de uma sociedade carente, e passa a ter um
compromisso com a transformação positiva da sua comunidade. Pelos motivos expostos, peço o apoio dos colegas nesse projeto”, finalizou Graça Pimenta.

Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário