quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Chuvas em Feira de Santana motivam discurso de Graça Pimenta 

As chuvas que vem caindo no município de Feira de Santana estão trazendo esperança para a zona rural. Do último sábado (3) até a segunda-feira (5), cerca de 16 milímetros de água caíram sobre o município. Dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) apontam que o volume de chuva esperado para o mês de novembro é de 90 milímetros.

Preocupada com a situação da seca no estado, considerada a pior dos últimos 50 anos, a primeira dama do município e deputada estadual Graça Pimenta (PR) voltou a discursar sobre o assunto na tribuna da Assembleia Legislativa (AL) nesta quinta-feira (8). A parlamentar está animada com a melhoria da situação do homem do campo.

“A natureza está dando sinais de solidariedade ao homem do campo de Feira de Santana. Mesmo sendo considerada pequena e ter caído de modo irregular no território feirense, a quantidade de chuva que caiu mudou um pouco o cenário angustiante que estávamos vendo nos últimos meses. A água abençoada que veio dos céus encheu os tanques dos distritos de Governador João Durval Carneiro, Humildes, Jaguara e Bonfim de Feira”, declarou.

Graça Pimenta disse ainda que os relatos dos moradores da zona rural feirense estavam sendo muito tristes. “Era comum ouvir as pessoas dizerem que estavam utilizando água imprópria para consumo, que a dividiam com os animais, que os bichos estavam morrendo nos pastos e até que não tinham nem como tomar banho. Agora, os relatos mudaram um pouco, trazem esperança. Já se começa a falar em plantio, que é realizado nos meses de novembro e dezembro”, acrescentou.

Durante 23 meses choveu menos que o normal. Em 13 meses a quantidade de chuva foi igual ou um pouco acima da média. As mudanças climáticas mundiais devem influenciar na piora desse cenário. A previsão é de que nos próximos 30 anos chova até 10% menos no litoral baiano e 20% menos no nordeste do estado.

“Os estudos já apontam uma possível redução dos níveis de água pluvial na Bahia. Cabe ao governo preparar a máquina pública para o enfrentamento dessa redução de chuvas. Perfurar poços artesianos é sempre uma boa alternativa. Ampliar as intervenções nas áreas onde a seca se apresenta de forma mais severa é fundamental para que o futuro chegue trazendo menos impactos negativos”, finalizou Graça Pimenta. 

Com o objetivo de dar condições para o homem do campo plantar e colher, obtendo alimento e renda, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana distribuiu 105 toneladas de sementes nos últimos três meses. Deste número, 80 toneladas foram de feijão e 25 de milho. Cerca de 13 mil homens do campo foram beneficiados. As sementes, que foram entregues às associações rurais cadastradas na Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) e depois repassadas para os pequenos agricultores, são de muito boa qualidade. A análise dos grãos constatou que o nível de germinação encontrada, maior que 85%, supera o padrão exigido pelo Ministério da Agricultura.

Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta


Nenhum comentário:

Postar um comentário