A Rede Municipal de Educação atingiu a meta
do Ideb 2019, estabelecida pelo Ministério da Educação. O índice alcançado
pelas escolas do Ensino Fundamental I, anos iniciais – do 1º ao 5º ano, foi
4,8, o que representa um aumento de 0,4 em relação à avaliação anterior, feita
em 2017. O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi divulgado
pelo Ministério da Educação, MEC, na manhã desta terça-feira, 15.
Das
206 escolas que integram a Rede Municipal, 95 foram submetidas à avaliação.
Destas, 52% atingiram a meta, o que equivale a 49 escolas; 46 tiveram índice
acima do esperado e duas escolas estagnaram em relação à avalição anterior, de
2017.
Sessenta
e três escolas apresentaram melhor resultado que em 2017 – é o caso da Escola
Municipal Quinze de Novembro, de Jaíba, que dobrou o resultado. Saiu de 2,1
para 4,2 em 2019; Luciano Ribeiro Santos, no bairro Lagoa Subaé, cresceu 61,5%
– tinha índice 2,6 e alcançou 4,2. A Ana Brandoa de Souza, no Tomba, aumentou
56,67 – saiu de 3 ara 4,7. A Escola Municipal Manoel Cundes Ferreira, que fica
na localidade de Ovo da Ema, distrito de Maria Quitéria, subiu 57,6% – tinha
nota 2,6 e alcançou 4,1.
Das
95 escolas que foram submetidas ao Ideb, 64 apresentaram crescimento em relação
à avaliação anterior, mas nem todas atingiram a meta. Quarenta escolas não
atingiram o índice estipulado pelo MEC.
Dez
não conseguiram avançar, no entanto, mantiveram resultado acima da meta e onze
unidades de ensino não alcançaram a meta e retrocederam.
No
Fundamental II, séries finais – do 6º ao 9º ano, 22 foram submetidas à
avaliação. Neste grupo, a Rede Municipal não alcançou a meta: ficou com índice
de 3,7 enquanto a meta era 4,6. Das 22 escolas, treze apresentaram crescimento;
cinco alcançaram a meta ou ficaram acima dela; oito escolas diminuíram e uma
escola foi avaliada por primeira vez.
ESTRATÉGIAS
QUE DERAM RESULTADO
De
acordo com a análise da Secretaria Municipal de Educação, algumas medidas e
estratégias contribuíram para um resultado melhor nesta última avalição,
principalmente nos anos iniciais.
No
geral, as principais estratégias foram: a diminuição do índice de estudantes
que engrossavam a estatística de distorção idade-série – alunos que têm idade
superior ao esperado para aquele ano escolar; o investimento na formação
continuada dos professores; a renovação do quadro de pessoal, com a convocação
de todos os professores concursados em 2012 e um novo certame em 2018; também a
realização de seleção pública via Reda; e a reserva de carga-horária que
disponibiliza mais tempo para o professor planejar suas atividades.
Também
é avaliado como extremamente positivo pela gestão da Educação o investimento em
recursos pedagógicos e ainda na infraestrutura das escolas. “Todas estas ações,
sempre com acompanhamento mais próximo da gestão escolar, são fundamentais para
a aprendizagem dos estudantes e favorecem um resultado mais efetivo do Ideb”,
destaca a diretora do Departamento de Ensino, Jozelia Araujo.
O
Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. É
calculado com base nos resultados das provas de português e matemática
aplicadas a cada dois anos e no fluxo escolar – taxa de aprovação, reprovação e
ainda abandono dos estudantes.
Fonte: Secom
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