sexta-feira, 6 de abril de 2012

Milhares de fiéis na Procissão do Fogaréu


As ruas de Feira de Santana foram iluminadas na noite desta quinta-feira (5) durante uma das mais tradicionais manifestações de fé da história da cidade: a Procissão do Fogaréu. Simbolizando a perseguição de Cristo pelos soldados romanos, o cortejo é um dos momentos mais marcantes do período da Semana Santa. Os católicos feirenses realizam este ato há mais de 160 anos.

Com velas acesas, os fiéis saíram do Hospital Dom Pedro de Alcântara em um emocionante cortejo até a Catedral Metropolitana. A Procissão do Fogaréu passou por algumas das principais vias do centro da cidade, como as avenidas Maria Quitéria, Getúlio Vargas, Senhor dos Passos e rua Conselheiro Franco. Um dos momentos mais marcantes foi a parada em frente a igreja Senhor dos Passos.

A emoção evidenciada pelos milhares de fiéis que acompanhavam a Procissão também contagiou as demais pessoas por onde o cortejo passava. A estudante Carla Viana considera o ato como uma das mais belas manifestações de fé já vista na cidade. “E a Semana Santa nos traz a esse momento de reflexão”, completou.

A procissão, que é promovida pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, passou a permitir a participação de mulheres há alguns anos. Atualmente elas não só participam efetivamente do ato, como já se consideram maioria. “A cada ano temos mais mulheres e crianças, e foi justamente a partir da nossa presença que houve esse grande crescimento no número de fiéis”, acredita a aposentada Lourdes Maria de Almeida.

O cortejo foi acompanhado por agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que controlaram o tráfego de veículos durante a procissão. A programação da Arquidiocese de Feira de Santana para a Semana Santa prossegue nesta Sexta-feira da Paixão, com a Celebração da Paixão e Morte de Cristo na Catedral e em outras paróquias, às 16h, e Procissão do Jesus Morto, às 17h. No sábado acontece a Virgília Pascual, às 20h, e no Domingo de Páscoa serão celebradas missas na Catedral ás 7h e 19h, respectivamente.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário