segunda-feira, 30 de abril de 2012

Distrito de Inhobim, na BA, registra alto índice de infestação de dengue
O índice de infestação predial que mostra a quantidade de imóveis contaminado pelo mosquito transmissor da doença já é de 13,6% em Inhobim, distrito de Vitória da Conquista. O Ministério da Saúde diz que o índice aceitável é de até 1%.
No distrito, famílias inteiras estão com suspeita de dengue. “Nessa rua tem muita dengue porque as caixas não são muito fechadas e acumulam água”, diz o jovem Loian Ferraz.

Segundo os moradores, na rua Silva Andrade, são cinco anos sem agente comunitário de saúde. Os moradores reclamam também do atendimento médico na única unidade de saúde da cidade.

Segundo os funcionários, mais de 60 pessoas passam pela unidade de saúde todos os dias, mas só metade delas consegue atendimento e isso, somente nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. Nos outros dias da semana, a única médica da cidade ainda tem que atender moradores de outros 12 povoados da região. Com isso, cada vez mais pessoas deixam de seguir as recomendações e acabam se tratando em casa.

“Eu tenho medo. Eu tenho 18 dias que estou com sintomas de dengue, não achei quem me examinasse, mas estou com os sintomas. Já fui ao posto várias vezes e não fui atendido”, relatou o agricultor Paulino Magalhães.
Segundo a coordenadora de endemias de Vitória da Conquista, Poliana Gusmão, os casos de dengue no distrito estão sendo acompanhados. Por enquanto foram 14 notificações que ainda aguardam resultado.

Segundo a coordenadora, ações preventivas já foram realizadas. “Nós estivemos lá no mutirão de tratamento focal em fevereiro deste ano onde foi feito não só a parte preventiva como também o tratamento dos possíveis criadores que existiam nas residências onde foram visitadas”, comenta. A coordenação de endemias informou ainda que pretende contratar agentes de saúde para combater a dengue na região.

 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário