sábado, 26 de abril de 2014

Homenagem valoriza o artista, diz Juraci Dórea

Ser homenageado numa Micareta, a mais feirense das festas populares, é a possibilidade real de levar o trabalho para uma quantidade de pessoas que em exposições normais nunca seria atingido. É a opinião do mais conhecido artista plástico feirense, Juraci Dórea, um dos homenageados – o outro é o também escritor e artista plástico Antônio Brasileiro. Reproduções das obras de ambos viraram plotagens que foram apresentadas ao grande público ao longo do Circuito Maneca Ferreira e no Espaço Charles Albert.


Pode ser que não se atentassem o que estava à frente. Mas foi praticamente impossível que os olhos dos foliões não viram a fantástica e colorida obra do artista Juraci Dórea e do não menos multifacetado Antônio Brasileiro, que está em exposição temporária no Circuito Maneca Ferreira e no Espaço Charles Albert, durante os quatro dias da Micareta de Feira de Santana.

Dono de uma obra cinquentenária o trabalho de Juraci Dórea, a partir dos anos 90, foi plotado e transformado em grandes painéis fixados nos camarotes – tanto os oficiais como os particulares. Outros trabalhos foram colocados nos postes. O mesmo foi feito com a produção do também poeta Brasileiro, com fragmentos de poemas de sua autoria transcritos e colocados bem aos olhos dos foliões. “É uma iniciativa que valoriza o artista”.

Para Juraci, o sonho de todo artista é se comunicar. “O resultado visual é dos melhores”, comenta. “Tudo está muito impactante”. Diz que o colorido das suas obras está em sintonia com o período festivo. “É uma maneira de reafirmar a cultura sertaneja”. A obra de Juraci é focada em temas sertanejos. “Esta homenagem é uma maneira de se fortalecer a identidade regional”. Afirma ainda que a decoração remete às antigas micaretas, quando enfeitar ruas fazia parte da festa. “Antes valorizava-se a parte plástica e visual”. 

Elogia o companheiro de homenagens. “Brasileiro faz um trabalho essencial para a cultura regional. Tanto nas artes plásticas como na literatura”. O poeta é membro da Academia Baiana de Letras.


Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário