sábado, 26 de abril de 2014

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial celebrado neste sábado (26)

Neste sábado (26) comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, com o objetivo de alertar à população sobre a necessidade de manter a pressão arterial estável. Segundo estudo da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York, até 2025, o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80%.
 Tal informação chamou a atenção da deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a qual alerta às pessoas a importância da adoção de hábitos saudáveis. “Dados dão conta de que, no Brasil, existem atualmente 17 milhões de hipertensos. É preciso que a sociedade e os poderes públicos se conscientizem sobre a necessidade da prevenção e do tratamento desta doença silenciosa que é a hipertensão, a qual atinge crianças, adultos e idosos. Lembrando que faz-se necessário manter uma alimentação saudável, principalmente no que diz respeito ao consumo moderado de sal, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de cigarro e álcool e realizar acompanhamento médico frequentemente”, alerta a parlamentar.
 Seugndo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, tal doença, comumente chamada de pressão alta, diz respeito a ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. Ainda segundo informações da SBH, a hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adultas, e estima-se que atinja cerca de 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável ainda por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal
Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário