sexta-feira, 1 de março de 2024

Secretaria de Saúde confirma morte por dengue; outros seis casos estão em investigação

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu a investigação de uma morte causada por dengue tipo 2. Trata-se de uma menina de 17 anos, que teve o caso confirmado após a Vigilância Epidemiológica (VIEP) ter os resultados positivos das amostras do exame laboratorial Dengue NS1 e sorologia IgM que foram analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN).

A Vigilância Epidemiológica também investiga seis óbitos com quadro clínico epidemiológico semelhante ao de dengue. A conclusão das investigações depende de resultados positivos em amostras de exames laboratoriais específicos analisados pelo LACEN. Em alguns casos, são feitos exames de outras doenças como meningite, Covid-19 e arboviroses, incluindo, chikungunya e zika vírus.

A equipe da VIEP realizou uma busca ativa na região onde essas pessoas residiam. O trabalho de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti está sendo intensificado nas localidades.

Desde o início deste ano, foram confirmados 290 casos de dengue, sendo 51 classificados como sinais de alarme. A Secretaria de Saúde criou o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses para alinhar estratégias de combate e prevenção. Além das capacitações com os profissionais de saúde para a assistência, manejo clínico dos casos e um plano de contingência aprovado e publicado pelo Conselho de Saúde para atuar no enfrentamento. 

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é que ao notar os sinais, procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e fazer o exame. Em casos graves, o paciente deve procurar, de forma imediata, as UPAs e Policlínicas Municipais.

O exame é ofertado, de maneira gratuita, no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), entre segunda e sexta-feira, das 8h às 11h30. À tarde, de 13h30 às 16h. O atendimento é feito por demanda espontânea, sem agendamento.

 Fonte; Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário