quinta-feira, 21 de março de 2024

Comunidade faz protesto diante de precariedade da unidade de saúde de Candeal II

 

Problemas existentes na área de saúde municipal voltaram a ser debatidos na Câmara nesta terça-feira (20) por diversos vereadores. Na comunidade quilombola de Candeal II, distrito de Matinha, a situação acabou resultando em um protesto, realizado hoje por populares. A manifestação, conforme informou o vereador Silvio Dias (PT), ocorreu em razão das más condições físicas da unidade de saúde e do não funcionamento do serviço de odontologia. “O teto está praticamente desabando. Já o setor de atendimento odontológico, encontra-se sem funcionar, devido inadequação da rede elétrica”, disse.

Também crítico à situação vivida por esta comunidade, Jhonatas Monteiro (PSOL) lembrou que o local já foi alvo de fiscalização do seu mandato. No entanto, a dificuldade agora se deve à falta de um transformador que suporte o funcionamento de diversos equipamentos na rede de energia. Inclusive, advertiu o parlamentar, o processo de vacinação da comunidade “pode estar comprometido” em razão disto. “Sabemos que para se ter vacinas aptas para o uso, é necessário que haja o armazenamento correto dos imunizantes”, observou.


Segundo Jhonatas, após fazer uma mobilização junto à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), visando pressionar por uma solução para o problema, a comunidade acabou descobrindo que ao contrário do que acreditava, a concessionária “nunca foi acionada” pelo poder público municipal” sobre a questão. “Ao chegarem na empresa, ficaram sabendo que não tem sequer um documento da Secretaria de Saúde acionando a Coelba. Agora, a empresa aguarda que a Prefeitura cumpra o mínimo e a notifique a respeito desta demanda”, cobrou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário