segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Oficina de Turismo Étnico discute empreendedorismo


O Departamento de Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promove, nesta terça-feira, 7, mais uma Oficina de Turismo Étnico Afro, no auditório do Mercado de Arte Popular, das 13h30 às 17h30. O encontro terá como tema “Empreendedorismo Étnico e Étnodesenvolvimento” e será ministrado por Dandara Lopes Correia, da Coordenação de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais.
O evento é voltado a participantes de terreiros, baianas de acarajé, sambadores, comunidades quilombolas, empreendedores negros, músicos e dançarinos, entre outros atores da cultura étnico-afro. O curso é gratuito.
Valorização do patrimônio sociocultural
Durante a abordagem vão ser discutidos os conceitos de empreendedorismo étnico e as características empreendedoras de uma comunidade, com vistas a proporcionar o desenvolvimento local. Também será pontuado o “Etnodesenvolvimento”, cuja proposta é a valorização do patrimônio sociocultural e a autonomia das comunidades tradicionais para que possam gerar emprego e renda.
Preparando-se para receber o turista
“O objetivo dessas oficinas é capacitar os diversos atores ligados à cultura afro para formatar o produto da rede de turismo étnico afro, no município. Com isso, Feira se prepara para receber o turista deste segmento, se igualando as demais cidades da Bahia que tradicionalmente já oferecem esse serviço, a exemplo de Cachoeira, São Félix e Maragogipe”, afirma a diretora de Turismo, Graça Cordeiro. O evento tem parceria da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).
Ainda estão previstas mais duas oficinas, além de visitas técnicas aos equipamentos – escolas de dança afro, oficinas de instrumentos de percussão, terreiros, espaços de capoeira e de culinária, além do setor de confecção.
Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário