sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Exposição revela olhar peculiar atrás de câmeras fotográficas


Muito além da experiência e técnica que separam profissionais e amadores, uma exposição de fotografias revela o olhar peculiar de quem está por trás de uma câmera fotográfica. E o que poderia ser um simples click se transforma em um momento ímpar, capaz de traduzir em uma imagem estática todo um universo de magia.
A 8ª Mostra de Fotografia Artística – Panorama 2018, aberta na noite de quinta-feira, 23, está em pauta no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC) até o dia 18 de setembro. E marca as comemorações referentes ao Dia Mundial da Fotografia, que ocorreu no dia 19 deste mês.
Elenco com fotógrafos talentosos
Em exposição fotos do consagrado artista plástico Juraci Dórea, Iderval Miranda e também de Ângelo Pinto, além de Victor Venas, Zé Andrade, Bruna Susigan, Edite Coelho, Manuela Oliveira, Mayara Amorim, Valéria Karina, Jamile Soares, Hil Moreira, Solange Pitanga, Rosa Maria, Cleyton Vida, Fauh Gomes, Ana Célia Miranda, Rê Sampaio, Eric Medeiros, Fátima Albinati e Josy Amorim, dentre outros,
Cada um com seu olhar peculiar, eternizaram momentos de casarios, fagulhas, olhares, jogos de sombras e luzes, momentos de infância, reminiscências materializadas em objetos, a natureza e objetos diversos.
Porta falsa no Museu
Buscando estilos diferenciados, Rosa Maria explorou, com a foto de uma plotagem de um buraco em um muro chamando atenção dos transeuntes. Trabalho semelhante ela já realiza no próprio museu, onde entre duas portas do prédio está a plotagem com uma foto de uma porta falsa que chega a enganar os desavisados, intitulada “A porta do museu”.
Casarios de Minas Gerais
Participando com três fotos na exposição, o fotógrafo Ângelo Pinto (foto) trouxe imagens de casarios de Minas Gerais, integrantes de projeto que desenvolveu relacionado à preservação do patrimônio histórico brasileiro, traçando um paralelo entre a preservação do patrimônio mineiro e o abandono e ruina do patrimônio tombado em diversas cidades baianas.
Mostra com trabalhos variados
O diretor do MAC, Edson Machado (foto), observa que a mostra reúne fotografias de artistas, um grupo de graduandos do curso de Publicidade e Propaganda da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) e membros do Clube de Fotografia, dentre os quais fotógrafos de Feira de Santana Paulo Afonso e do Recôncavo Baiano.
Foto: Secom/Fotos/Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário