quarta-feira, 23 de julho de 2014

Casos de dengue reduzem 77 por cento

A Divisão de Vigilância Epidemiológica reuniu nesta terça-feira, 22, no auditório João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde, diversos  articuladores da sociedade civil, gestores públicos, além de agentes de saúde e endemias, em torno da prevenção e controle da dengue em Feira de Santana. O município conseguiu diminuir o número de casos notificados entre janeiro e junho de 2013 de 3.958 para 871 no mesmo período de 2014. Uma redução de 77%.
       
A Vigilância Epidemiológica atribui o efeito positivo às medidas que foram adotadas em tempo hábil, tais como o controle do mosquito com trabalho nos focos, bloqueio da cadeia de transmissão da doença com o uso da chamada bomba costal ,intensificação da vigilância  dos casos suspeitos e ações educativas.
       
A mobilização envolveu não só as equipes de saúde do município mas também contou com o empenho de boa parte da população que respondeu positivamente às ações integradas de educação em saúde desenvolvidas sob o lema “Dengue só se combate com o empenho de todos ”
      
Até mesmo no distrito de Matinha, onde no período crítico, foi registrada a maioria dos 364 casos de Dengue confirmados, a situação mudou e hoje a comunidade respira aliviada, mas ainda sob alerta.
     
“Não podemos nos descuidar, nem baixar a guarda na Matinha ou em qualquer  outro recanto do município” enfatiza Maricélia Maia, enfermeira da VIEP e técnica de referência em Dengue, responsável por um dos painéis do Fórum
        
Elizabeth França, da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB)  abordou duas novas tecnologias de enfrentamento da Dengue que estão a caminho: a  vacina que deverá ser testada em humanos nos próximos meses e o mosquito transgênico, modificado geneticamente, o mosquito morre antes de chegar  a fase adulta. Os estudos a partir da Universidade de São Paulo-USP também se desenvolvem em laboratórios da Bahia na cidade de Juazeiro.   
       
A Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue foi o tema do especialista em projetos pela Fundação Luis Eduardo Magalhães, FLEM Jucarlos  Santos. Akemi Aoyama Chastinet da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SESAB mostrou a situação Entomológica da Dengue no Brasil .A entomologia é a ciencia que estuda os mosquitos sob todos os seus aspectos e suas relação com o homem. Ao final a plateia teve espaço para perguntas e debates.
     
A secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, destacou a importância do evento e fez questão de enaltecer o trabalho dos coordenadores, articuladores de bairros e distritos, agentes de saúde e endemias e demais envolvidos “ num esforço conjunto estamos vencendo a Dengue” finalizou.
     
O Fórum Municipal Dengue em Pauta é uma promoção da Prefeitura Municipal de Feira de Santana  através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Fundação Luis Eduardo Magalhães, Embasa, Coelba, e Uefs.


Fonte/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário