domingo, 26 de maio de 2019

Projeto Rua Viva promove educação no trânsito para grande público


Uma programação recheada de atrações ao ar livre ganhou cada metro quadrado da Avenida Fraga Maia na manhã ensolarada deste domingo, 26, para promover a educação no trânsito marcando a campanha do Maio Amarelo. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), e contou com o apoio da Fundação Egberto Costa, UNIFACS, Pelotão Asa Branca - PM, Grupo IHEF, SESC/SENAC e SEST/SENAT.
O projeto pioneiro foi criado pelo Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT em 2017, com o objetivo de realizar atividades educativas e noções sobre o trânsito, em um espaço seguro para lazer, entretenimento, convivência e diversão das famílias.
Um grande público contou com inúmeras atrações para todas as idades, participando de práticas esportivas, palestras educativas, cineminha e orientações de trânsito na pista de simulação (com faixa de pedestre e sinalização), trenzinho, recreação infantil com o palhaço Albertão e sua turma, além de orientações, serviços de saúde e uma mega aula show com Luciano Melo.
Paulo Fernando Souza esteve acompanhado da filha Isabela de 7 anos e acredita que o projeto fortalece a mensagem da campanha do Maio Amarelo. "É importantíssimo fazer com que as crianças aprendam as noções de trânsito. O projeto é muito bom também para destacar o papel de cada um para promover a segurança no trânsito. Esta ação deveria acontecer mais vezes", comenta.
Para Luciana Oliveira, mãe de Ana Beatriz de 5 anos o projeto é Interessante principalmente por envolver toda a família. "O trânsito de Feira costuma ser muito agressivo e as pessoas não respeitam principalmente os pedestres. Eventos assim colaboram para a conscientização de todos, desde os pais até os filhos sobre a segurança no trânsito", diz.
Para a esteticista Elzi Rose Santana, "este tipo de evento é muito bom para chamar atenção sobre as leis de trânsito, além de estimular o lazer e promover a educação de forma muito agradável".
Cerca de 120 jovens de 5 grupos de Escoteiros da região fizeram parte das atividades de noções de trânsito, como também realizaram práticas esportivas no evento. A diretora administrativa do grupo grupo de escoteiros Domingos Barbosa de Araújo de Feira de Santana, Joselita Mota da Silva, comemorou a realização do projeto, destacando que tudo que vem a colaborar para a educação e formação do cidadão é muito bem vindo. "Nosso propósito é formar cidadãos conscientes, e as atividades hoje atingiram este objetivo, ensinando noções de trânsito, respeito ao próximo e atividades esportivas, além de muita diversão", ressalta.
A Josicleide dos Passos Ramos, integrante do grupo Patins FSA, relatou os desafios da prática do esporte na cidade e comemorou o trabalho desenvolvido pela campanha do Maio Amarelo. "Contamos com a boa vontade mas principalmente com a consciência do motorista para praticar nosso esporte com segurança. Participar deste evento hoje nos dá visibilidade para que as pessoas lembrem-se de respeitar o próximo no trânsito, e isso inclui os esportistas".
Alessandra Barbosa ficou surpresa ao chegar na Avenida com a filha Maria Eduarda de 6 anos para fazer uma caminhada e curtiu bastante a aula de dança. "Foi uma grata surpresa encontrar tantos serviços importantes e um espaço totalmente dedicado ao lazer e esporte. Precisamos de mais eventos como este para estimular as famílias a socializar, praticar atividade ao ar livre e promover mais interação com a cidade".
Para o Superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, o projeto mostra onde a conscientização para um trânsito seguro deve começar, reunindo as famílias, focando especialmente na educação para as crianças.
"Assim se começa a entender que um órgão de trânsito não deve somente ter um caráter punitivo. A gente começa pela conscientização. Estamos muito felizes com o resultado de hoje, pois conseguimos reunir um grande público que com.toda certeza vai multiplicar a mensagem do maio amarelo. Quero agradecer aos nosso parceiros e principalmente ao nosso prefeito Colbert Martins Filho, por todo apoio que tem nos dado para desenvolvermos o nosso papel", avalia.
Fonte: SECOM/Foto/Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário