quinta-feira, 30 de maio de 2019

Dispensário Santana: 36 anos transformando vidas


Inaugurado em 29 de maio de 1983, o Dispensário Santana, entidade sem fins lucrativos, completou 36 anos de funcionamento nesta quarta-feira (29). Instalado no bairro Chácara São Cosme, a entidade presta vários serviços à comunidade.
O Dispensário mantém cursos para a comunidade como corte e costura, manicure e pedicure, artesanato, iniciação musical e dança. Além disso, a escola e creche.
Patrícia chegou ao Dispensário ainda criança; hoje é professora de dança
Muitas pessoas que trabalham na instituição têm história bonita para contar. É o caso da professora de dança Patrícia Santana. Ela está no dispensário desde criança. "Eu apendi muito aqui e hoje sou professora de dança e estou passando esse conhecimento para outras pessoas", afirmou.
Antônio Carlos se tornou músico
O músico Antônio Carlos tem uma história semelhante a de Patrícia. Ele chegou ainda jovem e aprendeu a tocar em instrumentos de bandas e atualmente treina jovens. "Nós temos aqui instrumentos como trombone, trompete, clarinetes entre outros", disse.
Creche mantida em parceria com Prefeitura
Há mais de 30 anos trabalhando no dispensário, a assistente social Jusciete Nascimento informou que a entidade tem uma boa estrutura com capacidade para manter 20 idosos, um projeto para 500 crianças e suas famílias, a escola com 330 alunos do ensino fundamental e 90 crianças na creche. Ela informou que no caso da creche existe uma parceria com a Prefeitura de Feira de Santana. "É uma parceria muito boa e grande", disse Jusciete.
Além disso, ela destaca um grupo com 120 mulheres chefes de família e em situação de vulnerabilidade social. Elas fazem atividades artesanais e cursos profissionalizantes para amenizar a pobreza.
Segundo Jusciete, além do apoio da Prefeitura, o dispensário Santana recebe ajuda de empresas particulares para manter essas múltiplas atividades. "Nosso sonho de futuro é ter nessa instituição cursos profissionalizantes, mas que isso vai depender de convênios com instituições como o governo do estado ou até a Prefeitura Municipal”.
Fonte: Secom/Washington Nery            

Nenhum comentário:

Postar um comentário