quinta-feira, 16 de maio de 2019

Micareta 2019 teve mais de 80 por cento de aprovação dos foliões


O sucesso da Micareta de Feira de Santana em 2019 foi evidente. Para reforçar ainda mais o que os foliões reverberaram sobre a festa, uma pesquisa encomendada pela Prefeitura comprovou: 82,4% das pessoas aprovaram a festa momesca, que foi realizada entre os dias 25 e 28 de abril. Os números foram apresentados para imprensa na manhã desta quinta-feira, 16, pelos secretários municipais Edson Borges (Cultura, Esporte e Lazer) e Valdomiro Silva (Comunicação Social).
Apenas 11,7% consideraram a Micareta regular. Menos ainda foi a quantidade de pessoas que consideraram a festa ruim ou péssima, somando 5,3% dos entrevistados. Não sabem/ou não responderam foram 0,7%.
A pesquisa foi realizada após a festa, entre os dias 6 e 9 de maio. Foram entrevistadas apenas pessoas que foram pelo menos um dia no circuito da festa. A margem de erro é de 4,5% e foram ouvidas 500 pessoas. A empresa responsável pela pesquisa foi a Equalip (Consultoria Estatística & Qualidade em Pesquisas).
Entrevistados aprovaram as atrações
No questionário as pessoas também responderam sobre as atrações musicais. Os que consideraram como ótimo as contratações foram 21,7%, enquanto 56,9% classificaram como bom. Dos entrevistados, 17,6% definiram as atrações como regulares; 1,9% como ruins e 1,2% como péssimas.
Na pergunta espontânea, os entrevistaram escolheram as atrações que mais lhe agradaram durante os quatro dias da folia. Disparada, a banda Lambasaia, que puxou uma das maiores pipocas da Micareta no domingo, venceu com 30%. Na sequência veio Bell Marques com 16,9%, Claudia Leite com 16%, Harmonia com 15,5% e Leo Santana com 15%.
Perguntados sobre qual ritmo musical o folião mais gosta, os entrevistados escolheram o axé, com 45,7%. O segundo colocado foi o pagode, com 34% e em seguida o arrocha com 9,3%.
Organização também foi um ponto forte da festa
Os quesitos limpeza do circuito e iluminação também tiveram aprovação elevada. Os números foram de 80% e 85,7%, respectivamente. A segurança foi considerada boa por 52,1% dos entrevistados e 29,3% definiram como ótima. A nova organização das barracas de bebidas teve avaliação de 66,7% dos entrevistados, que acharam a ideia boa e 10,5% ótima.
As mudanças do trânsito na região tiveram a aprovação de 54,5% dos entrevistados, que consideram as estratégias boas. Outros 22,1% definiram como ótimas.
Foliões consideram a avenida Presidente Dutra local ideal 
De acordo com 80,7% dos entrevistados, a avenida Presidente Dutra é o local mais adequado para a realização da Micareta. Apenas 19,3% são contrários.
A ideia de colocar atrações mais cedo na avenida no sábado e no domingo foi uma decisão acertada, de acordo com a pesquisa. Os entrevistados preferem que as grandes atrações desfilem a partir das 14h: 48,1% escolheram assim. Porém, 65,7% ainda querem que a festa acabe só a partir das 3h da madrugada.
Palco Jota Morbeck e Pérola Negra
Os entrevistados opinaram sobre os espaços alternativos da Micareta. Um deles, o palco Jota Morbeck, onde tocam diversas atrações, principalmente do reggae, é considerada uma boa opção para 57,6% das pessoas. Os que não curtem foi 42,4%.
Já o circuito Pérola Negra, onde desfilam os blocos afros, escolas de samba e afoxés tem a simpatia de 66% dos entrevistados. Apenas 34% não curtem.
Avaliação acima da média
A organização da festa pelo prefeito Colbert Martins Filho foi avaliada positivamente. Os entrevistados tiveram que dar uma nota, de zero a 10 para o prefeito. A média foi de 7,7. A maior nota votada foi 8, com 29,8%. A nota 10 teve uma margem de 16,7%.
Os índices comprovam que a Micareta de Feira de Santana continua sendo o maior carnaval fora de época do país. O compromisso do Governo Municipal é fazer com que a festa cresça cada dia mais.
Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário