terça-feira, 14 de maio de 2019

FEIRA EM HISTÓRIA: Micareta, encontro de Chico Pinto com Roberto Santos e outras notícias em maio de 1981


Nesta viagem ao encontro de tempos idos, vamos lembrar fatos que foram notícias ocorridas na primeira quinzena de maio de 1981, portando há quase quatro décadas, mais precisamente 38 anos e que ganharam destaque nas páginas do extinto jornal Feira Hoje. (Adilson Simas)
Abrindo a quinzena, na sexta-feira, 1º, foi noticiado que por pouco o pecuarista Ubaldo Rodrigues Cruz não engoliu uma lâmina de barbear encontrada na garrafa de Coca Cola que estava lacrada. O refrigerante foi comprado na lanchonete de uma galeria na Rua Sales Barbosa.
No sábado, 2, a cidade  estava em clima de micareta que naquele ano foi mais longa por conta do feriado do dia 1º. No Cajueiro, Tênis, Euterpe e outros clubes os bailes foram iniciados, e nas ruas blocos como “Os Nacionais” e o trios como o “Traz os Montes” já arrastavam a multidão.
A música “Deixa o coração mandar”, de louvação a Mário Kertész, prefeito de Salvador, além de já cantada intensamente nos clubes, chegou também ao sitio momesco, tocada nos trios, inclusive os contratados pela prefeitura, pois a Seturf não conseguia evitar. 
Mesmo com a micareta dominando o noticiário, a imprensa divulgou que a última sessão da câmara antes do inicio da folia, “não durou mais de 65 minutos”. Os vereadores estavam mais ligados no Baile dos Artistas e no jogo Grêmio x São Paulo, decidindo a Taça de Ouro.
No dia 5 Juvenal Teodoro presidente da comissão local do PT foi com outros petistas a Salvador, onde foi eleita a seguinte executiva estadual: Edival Passos (presidente), Jorge Almeida e Nilson Bahia (vices), Marco Antonio Nascimento e Waldir Regis (secretários) e Paulo Antonio Freitas e Carlos Antonio Leite (tesoureiros).  
Além dos eleitos para a executiva, mais quatro nomes formaram na comissão regional, representando as cidade de Salvador, Conquista, Alagoinhas e Feira, esta  com o nome do próprio Juvenal Teodoro. Irecê, Jacobina, Paulo Afonso e Extremo Sul deram os suplentes.
Ainda na manhã de quarta-feira, 6, “um vazamento no cano da rede de abastecimento de água  provocou o desabamento de parte do calçadão da Rua Sales Barbosa e abalou a estrutura do Edifício da Galeria Caribe”.  
No dia seguinte, quinta-feira, 7, o jornal “Feira Hoje” circulou com a seguinte manchete: “Ameaçado edifício da Galeria Caribé”. O texto dizia que “o prédio teve algumas de suas vidraças quebradas e apresenta rachadura”.
Rotarianos representando 57 clubes dos Estados de Sergipe Alagoas e Bahia chegaram a esta cidade na sexta-feira, 8, para a XXIV Conferencia Distrital de Rotary Internacional,   numa promoção dos dois clubes locais, Rotary Feira e Rotary Feira-Leste.
O evento, realizado no Clube de Campo Cajueiro teve como objetivo  preparar os clubes do Distrito 455 (Sergipe, Alagoas e Bahia)  para a Conferencia de São Paulo no final do mês. O Distrito 455 tinha como governador o rotariano feirense Jonathas Teles de Carvalho.
Sábado, 9, com dados do CDL, o colunista Antonio José Laranjeiras listou as dez empresas que mais consultaram o SPC: Sadel, Universal Moveis, Lojas Santana, Feira Retalhos, Sapataria Oliveira, Casas Pernambucanas, Finivest, Mersan, Banorte e Sapataria Costa.
O jornal “Feira Hoje” de domingo, 10, destacou a passagem por Feira do governador Antonio Carlos Magalhães, para cumprir compromissos em Antônio Cardoso, sendo recebido por lideranças no antigo Campo de Pouso entre Campo Limpo e Estrada do Besouro.
 
Poucas indicações e muitos discursos, assim a foi sessão da câmara na segunda-feira, 11, conforme registrou da imprensa no dia seguinte. Foram  tribuna, Adessil Guimarães, Hermes Sodré, Rubem Carvalho, José Pinto, Aloísio Lima, Renato Sá  e Vavá Machado. 
Como aconteceu em todo o país, na tarde de terça-feira, 12, a cidade parou para assistir o primeiro grande teste da Seleção Brasileira visando o Mundial da Espanha em 1982. O jogo foi contra a Inglaterra, em Wembley, onde os ingleses jamais perderam para os sul-americanos.
Na edição do dia 13, o jornal feirense estampou na capa: “O tabu foi quebrado: um país sul-americano conseguiu vencer a Seleção da Inglaterra, em Wembley e este país foi o justamente Brasil que aplicou ontem 1 a 0 nos britânicos, gol marcado por Zico”.
A grande notícia na quinta-feira, 14, foi o encontro do deputado Francisco Pinto com o ex-governador Roberto Santos, ocorrido na noite do dia anterior, no palacete do líder político Eduardo Fróes da Motta, que estava comemorando 90 anos. 
E no mais, na sexta-feira, 15, fechando a quinzena, o jornal Feira Hoje anunciou que a fachada do prédio da Galeria Caribé “poderá ser demolida ou ter sua base reforçada”. Deu a segunda opção. (Adilson Simas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário