sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PPP vai regularizar comércio de carne nas feiras-livres



A Proposta de Manifestação de Interesse - PMI para empresas do ramo frigorífico que desejam investir na regularização da venda de carne nas feiras-livres da Estação Nova, Sobradinho e George Américo, atendendo a Portaria 304 do Ministério da Agricultura, será publicada nos próximos dias. A informação foi dada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante audiência pública para tratar sobre o tema, realizada na tarde desta quinta-feira, 30, no auditório Dr. José Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.
Participaram do encontro os vendedores e revendedores de carne e órgãos representativos; o promotor Sávio Damasceno, representando o Ministério Público; o vereador Correia Zezito; representantes da Associação de Frigoríficos da Bahia; e os secretários municipais Antônio Carlos Borges Júnior – Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e Paulo Aquino – Governo.

A sugestão do governo municipal de firmar uma Parceria Público Privada para auxiliar os comerciantes a se adequarem ao que exige a Portaria 304/96, foi aceita por unanimidade. A empresa vencedora irá investir em toda a estrutura: construção de câmara frigorífica, fornecimento de balcão refrigerado e abate do animal. Em contra-partida, o frigorífico terá exclusividade na exploração dos serviços.

O prefeito José Ronaldo observa que a solução encontrada visa atender a recomendação do Ministério Público, possibilitando uma alternativa para os comerciantes. “A nossa intenção é regularizar a situação o mais rápido possível nas feiras-livres da Estação Nova, Sobradinho e George Américo, visto que no Tomba e Cidade Nova os vendedores de carne já atuam dentro daquilo que determina a lei”, explicou.

“Já nos próximos dias estará sendo publicada a PMI e, após essa etapa, a empresa vencedora poderá executar as intervenções nas feiras-livres. Inicialmente, em caráter emergencial e enquanto são construídas as câmaras frigoríficas, a empresa poderá instalar contêineres”, completou o prefeito. Informou, tgambém, que a licitação para reforma do galpão de carne do Centro de Abastecimento acontecerá no próximo dia 13. “Com esta intervenção, estaremos adequando também os vendedores de carne do entreposto comercial”.

Fonte: SECOM/Foto/Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário