quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Conselheiros passam por capacitação

Os 20 conselheiros tutelares eleitos no dia 24 de novembro do ano passado e mais oito suplentes convidados estão passando por um curso de capacitação. Abordando experiências de ex-conselheiros, o curso começou nesta terça-feira, 7 e segue até quinta-feira, 9.

A capacitação começou as 8h, no auditório João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde, com um curso de Relações Interpessoais, orientado pela assistente social do Conselho Municipal da Criança e Adolescente  - CMDCA, Ilana Tânia. Logo após, o vereador Pablo Roberto, que é ex-conselheiro tutelar,  abordou o tema “O papel dos conselheiros tutelares na defesa social da proteção integral da criança e do adolescente: limites, obstáculos e perspectivas.”

No período da tarde, a partir das 13h, foi realizada uma oficina de estudos de caso, ministrada também pelo vereador Pablo Roberto. As 15h, três ex-conselheiros, dois do município de Tanquinho e um de Feira de Santana, compartilharam experiências do cotidiano em seus trabalhos.

Na quarta-feira, 8, as palestras começam às 8h com “Desafios para o sistema de garantia de direitos – buscando conhecer a realidade”, com a assistente social Liliane Carvalho. Haverá também uma mesa redonda para discutir o papel das polícias – militar, civil e federal – , do Ministério Público e da Vara da Infância e Juventude. Já pela tarde, a assistente social Ângela Pérsico vai ministrar palestra sobre o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes.

Os conselheiros irão tomar posse na quinta-feira, 9, as 8h no Paço Municipal Maria Quitéria, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho. Após a solenidade. eles se dirigirão para o auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU para a palestra do secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, que vai mostrar a contribuição da pasta para a execução de políticas públicas.

Para encerrar as atividades, a presidente do CMDCA, Maria Régis Ferreira, vai palestrar sobra a atuação do conselho nas políticas públicas para crianças e adolescentes. Haverá também uma análise do Regimento Interno do Conselho Tutelar.

“Discutir a prática e o exercício do dia-a-dia é o nosso papel nesta capacitação. Isso vai ajudar para que os profissionais exerçam a função da melhor forma possível, agregando as experiências vividas pelos companheiros”, ressaltou Maria Régis.


Fonte: SECOM/Foto/Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário