terça-feira, 3 de outubro de 2023

Delegacia do Idoso em Feira de Santana é prioridade, anuncia Governador Jerônimo

 

A construção de uma delegacia especializada no atendimento às pessoas idosas em Feira de Santana está entre as prioridades do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A notícia foi dada hoje, na Câmara Municipal, pela vereadora Eremita Mota (PSDB). Ela revelou que os recursos para a criação do órgão já consta do projeto do Orçamento de 2024 do Governo do Estado. Ela esteve reunida ontem (02) com o gestor, por ocasião da cerimônia para  ordem de serviço para a construção do novo Centro de Convenções da cidade.

A sinalização do governador foi feita em um momento especial, diz Eremita. Ela lembra que o último dia 02 de outubro marcou o 20º aniversário do Estatuto do Idoso, legislação que estabelece diretrizes para garantir o bem-estar e dignidade das pessoas com 60 anos ou mais. Desta forma, assegura a cerca de 30 milhões de idosos o direito à vida, saúde, habitação, cultura, ao esporte, lazer, trabalho, à assistência social, previdência e outros. “É, sem dúvida, uma das maiores conquistas do país”, opina a presidente da Câmara feirense. A lei também prevê penalidades para cidadãos que cometam qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão conta as pessoas idosas. Apesar disto, alguns municípios brasileiros enfrentam o aumento dessas ocorrências.

Em Feira de Santana, o Núcleo de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres registrou, de janeiro a maio de 2023, através do Disque 100, o aumento de 87% das violações de direitos humanos contra pessoas com 60 anos ou mais em relação ao mesmo período do ano passado. Neste sentido, Eremita defende que a futura delegacia especializada no município irá somar forças junto aos órgãos existentes e desempenhar um papel fundamental na aplicação efetiva dos preceitos do Estatuto do Idoso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário