quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MAC exibe filmes sobre a África

Em parceria com o Projeto Cine Sesc, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), através do CineMac, traz para Feira de Santana três exibições de títulos de filmes que abordam sobre temas relacionados à África. As apresentações serão realizadas nesta quarta-feira, 19, e nos dias 22 e 26 deste mês, com entradas gratuitas.

A mostra tem como foco “Temas sobre a África”. Na programação, a primeira exibição será nesta quarta-feira, a partir das 18h30min, da película “Borboletas Negras” (Black Butterflies, Alemanha/África do Sul, 2011, 100, Drama), de Paula Van der Oest. Narra a história de uma jovem poeta que é rejeitada pelo pai, que trabalha no regime do apartheid em plenos anos 60, e que consegue o reconhecimento como escritora quando Nelson Mandela, em seu primeiro discurso para o parlamento da África do Sul, em 1994, lê seu poema “A Criança que FoiAssassinada pelos Soldados de Nyanga”.

Já no dia 22, uma sessão especial destinada ao público infanto-juvenil, a partir das 14h. Será exibido o filme Zarafa (França/Bélgica, 2013, 78, Animação), de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie. Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras. O filme é inspirado na história verídica da primeira girafa da França.

E, por fim, no dia 26, às 18h30min., a exibição do filme “O Porto (Le Havre, Finlândia, 2012, 103, Drama), dirigido por Aki Kaurismäki. O filme trata da história de Marcel Marx (André Wilms), um escritor conhecido que por vontade própria ele resolveu se exilar na cidade portuária de Havre, onde passa a trabalhar como engraxate de sapatos. A nova função faz com que Marcel se sinta mais próximo das pessoas, já que pode servi-las. Ele leva uma vida tranquila ao lado da esposa Arletty (Kati Outinem), até o dia em que uma criança negra vinda da África surge em sua vida.

As três exibições ocorrerão no MAC, à rua Geminiano Costa, 255, Centro. Mais informações através do telefone (75) 3223-7033 – macfeira@gmail.com.


Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário