terça-feira, 11 de novembro de 2014

554 casos confirmados de chinkungunya

Feira de Santana vem mantendo a retração no número de casos de chinkungunya – doença transmitida pelo aedes aegypti, o mesmo que provoca a dengue. Até a semana epidemiológica 42ª foram notificados 1.221 casos da doença. Destes, 554 foram confirmados, 135 a mais que na última semana. Do total de notificações, 105 casos foram descartados e 562 continuam em investigação.  

Os dados atualizados foram divulgados nesta terça-feira, 11, pela Secretaria Municipal de Saúde através da Divisão de Vigilância Epidemiológica. Os números demonstram o esforço do município em controlar a proliferação do mosquito com a realização de mutirões de limpeza, visitas domiciliares, tratamento focal e perifocal, bloqueios com a bomba costal, além de ações de educação em saúde envolvendo a comunidade dos bairros de maior incidência.

MOBILIZAÇÃO - O Ministério da Saúde realizará, a partir do dia 15 de novembro, campanha de combate à dengue e ao chinkungunya, que tem como slogan “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”. Serão divulgadas orientações à população sobre como evitar a proliferação dos mosquitos causadores das doenças e alertar sobre a gravidade das enfermidades.

No dia 6 de dezembro será realizado o Dia D de mobilização, com a realização de mutirões de limpeza e atividades para alertar os profissionais da área sobre a importância do diagnóstico correto das doenças. 

Cerca de 80% dos criadouros estão nas residências. O papel de cada família para verificar e eliminar possíveis locais que acumulam água será reforçado nesse dia. A ação será repetida no dia 7 de fevereiro, com o Dia D+1.


Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário