domingo, 16 de novembro de 2014

Gestores aprendem sobre gestão financeira eficiente

Com o tema “Gestão Escolar: a Dimensão Financeira em Foco”, o segundo módulo da Formação de Gestores Escolares abordou durante todo o dia desta sexta-feira, 14, aspectos relacionados à administração dos recursos destinados à escola pública. A iniciativa é da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, Uneb. O encontro aconteceu na Fundação Senhor dos Passos, no bairro Baraúnas.

Foram debatidas questões como: gestão financeira na escola, aplicação e prestação de contas de programas, responsabilidade jurídica e social, gestão de programas e políticas de financiamento da educação e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O objetivo da formação é orientar os gestores em relação ao bom uso dos recursos financeiros destinados à escola pública visando garantir as melhores condições de funcionamento às unidades de ensino.

A coordenadora geral de Gestão Escolar do Ministério da Educação (MEC), Manuelita Falcão Brito, foi uma das palestrantes do evento. Ela buscou sensibilizar os gestores. “É importante que haja uma autonomia escolar, e é necessário que os gestores entendam o grau de responsabilidade no que se refere à utilização dos recursos públicos, por mais que alguns não considerem isso”, avalia a coordenadora.

A formação contou também com palestra da professora Nadja Amado. O próximo módulo, previsto para o mês de dezembro, abordará a construção do plano de trabalho pela equipe gestora.


Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário