quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cuidado ao acender a fogueira junina

A fogueira à porta é parte indissociável do São João, mas alguns cuidados simples devem ser tomados antes de acendê-las, para que a pavimentação não seja danificada, principalmente se for asfalto. O principal deles é colocar uma camada de areia, de aproximadamente 10 centímetros de altura, sob a lenha pode ajudar a prevenir os problemas relacionados à alta temperatura do local.

Além da areia, o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, orienta que as fogueiras devem ser pequenas. “O ideal é que as pessoas alimentem o fogo ao longo da noite”. Não é proibido acender fogueiras, mas, diz, cuidados devem ser tomados, porque o  piso, mesmo os a paralelepípedos, sofre com as altas temperaturas.

Todos os anos milhares de fogueiras são acesas nas ruas de Feira de Santana – a tradição se mantem mais firme nas sedes distritais e nos povoados. É ao seu redor onde acontecem as brincadeiras juninas, que as pessoas se esquentam nas noites frias de junho, assam milho ou usam as brasas para acender os fogos – também parte inseparável do período.

De acordo com a tradição católica, a fogueira queimou, nas montanhas da Judeia, para anunciar o nascimento de João, no dia 24 de junho. Foi a forma que sua mãe Isabel encontrou para comunicar a chegada do filho Maria, sua prima, que também estava grávida e seis meses depois daria luz a Jesus.


Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário