sexta-feira, 20 de junho de 2014

250 aguadas serão limpas e ampliadas

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, está iniciando uma grande ação com o objetivo de limpar e ampliar aguadas nos distritos, visando garantir a melhoria do bem-estar socioeconômico das famílias do campo. A operação “Limpeza e Ampliação de Aguadas” foi lançada na tarde desta quinta-feira, 19, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho em Vila São José, distrito de Governador João Durval Carneiro - antigo Ipuaçu.

No total vão ser limpos e ampliados cerca de 250 equipamentos, começando pelos distritos de Ipuaçu, Bonfim de Feira e Jaguara. Em seguida serão beneficiadas as demais localidades onde a atividade agrícola também está voltada para a criação de animais e os produtores não têm condições de pagar o aluguel de uma máquina para fazer o serviço.

O prefeito destacou a importância das aguadas para a população rural. “Embora na maioria dos casos se destinem apenas ao consumo animal, esses reservatórios são essenciais à sobrevivência das pessoas”, explicou ao apresentar uma das máquinas que vão ser usadas no trabalho de limpeza e ampliação dos tanques. A empresa ASJ Construções foi a vencedora da licitação pública com esta finalidade.
        
Também denominadas de represas ou tanques, as aguadas servem para a retenção e o armazenamento de água e constituem a única maneira de garantir o fornecimento seguro e continuado de forma a atender às diversas demandas hídricas ao longo do tempo, contemplando principalmente a criação de animais.
       
Nos períodos de estiagem, a escassez  afeta, em primeiro lugar, os pequenos criadores. “Eles são obrigados a se desfazer de bovinos, por exemplo, vendendo abaixo do preço de mercado”, lembrou o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, acrescentando que “quando é possível, o pequeno produtor paga o dobro para fazer a reposição do rebanho”.
  
Além do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do secretário de Agricultura Ozeny Moraes, secretário de Governo Paulo Aquino, também estiveram presentes ao anúncio da medida de infraestrutura para a zona rural o vereador Roque Pereira, além de administrador, agentes e demais lideranças do distrito Ipuaçu. 


Fonte: SECOM/Foto/Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário