quarta-feira, 19 de março de 2014

Agricultor com esperança de colheita farta

O Dia de São José, comemorado nesta quarta-feira, 19, trouxe a esperança de uma safra positiva para os agricultores dos distritos de Feira de Santana. Visando dar garantias de uma boa colheita, o Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura (Seagri), disponibilizou tratores para preparar a terra à espera da chuva.


Vinte tratores estão a disposição desde o mês passado para realizar o trabalho de aragem e grades da terra nos oitos distritos. O beneficio é garantido para pequenos agricultores, que tem até uma tarefa e meia de terra. Serão plantados mandioca, feijão, batata, aipim, fumo, amendoim, abóbora, melancia e milho.

Com um sorriso no rosto ao ver o trator entrar em seu terreno, o agricultor Agnelo de Souza Cerqueira, da comunidade do Campestre, distrito de Humildes, falou da expectativa para este ano. “Já comecei o plantio das sementes, com as chuvas que vem caindo tenho certeza que esse será um ano diferente. Já vemos nossa ‘roça’ toda verdinha”.

Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Campestre Vitória, Luciana Andrei Nunes, os serviços ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas da zona rural. “Por intermédio de nossa entidade as pessoas são cadastradas e os tratores fazem o trabalho. Ninguém que se encaixe nas determinações de quantidade de terra fica de fora do beneficio”.

“A crença de que a chuva que cai nesses dias é tão grande que a Seagri se antecipou e já vem disponibilizando suas maquinas agrícolas. Esperamos que São José derrame bênçãos para que o pequeno agricultor tenha um ano melhor do que os anteriores”, ressaltou o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes.

Na comunidade do Rosário, também no distrito de Humildes, o agricultor Ivan Carlos Marques já conta com a expectativa de fartura. “Estamos pedindo a Deus que nos ajude para dar uma boa safra. Tudo indica que vai dar tudo certo”. Com as proximidades dos festejos juninos os agricultores esperam colher no tempo certo os alimentos típicos da época, a exemplo do milho, amendoim, aipim e a laranja.


Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário