terça-feira, 5 de junho de 2012


Novo plano de resíduos sólidos do Município
 

Limpeza urbana, energia e o novo plano de resíduos sólidos do Município foram alguns dos temas discutidos durante o Seminário Municipal de Tecnologia em Resíduos, realizado na manhã desta terça-feira (5), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O secretário Municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, ressaltou a importância de discutir temas referentes às questões ambientais municipais, durante a palestra Modernização da Limpeza Urbana. “Com a implantação do Plano de Gestão de Limpeza Urbana, todas as ações serão norteadas em prol da adaptação do Aterro Sanitário do Município para a futura instalação do Centro Municipal Tecnológico em Resíduos (CTR). O Governo Municipal está aberto às novas tecnologias e disposto a transformar o futuro do lixo de nossa cidade” destaca.

Para o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Aristóteles Rios, Feira de Santana deve seguir bons modelos já existentes no país, como por exemplo, o Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu- PR. “Ao visitar o parque comprovei a realização de pesquisas para o desenvolvimento cientifico tecnológico e a inovação favorável dos meios turísticos e energias naturais servindo como modelo para a cidade”, frisa.

O professor e especialista em aterro sanitário, Luiz Mario Queiroz, esteve presente no evento e apresentou as novas tecnologias que podem ser aplicadas na destinação final dos resíduos sólidos. “Feira de Santana está no rumo certo, principalmente com a implantação da Tecnologia Reversa, onde a política nacional de resíduos sólidos do Brasil incentiva primeiro a reciclagem. É necessário reverter a ideia de que lixo é o fim”, declara.

O evento contou com a presença de estudantes, profissionais de imprensa, e comunidade feirense. Os participantes puderam conhecer também os trabalhos artesanais com materiais recicláveis confeccionados pela artesã e professora Aryene Costa Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário