sábado, 16 de junho de 2012


Município na luta contra Poliomielite

Apenas duas gotinhas. Esta é a dose necessária para proteger crianças de zero a cinco anos de idade contra a Poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil. A campanha de vacinação teve início neste sábado (16) em todo o país. Em Feira de Santana o Dia D contra a Pólio foi aberto no Orfanato Evangélico, no Parque Panorama.

A meta é imunizar 42.127 crianças até o dia 06 de julho. Neste primeiro dia a vacina será disponibilizada até as 17 horas em 84 Unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), Secretaria Municipal de Saúde, Mercado de Arte Popular e em outros postos volantes.
A campanha de multivacinação conta com a participação de mais de 500 profissionais de saúde. O Zé Gotinha também está presente nos postos. Na oportunidade será realizada atualização do cartão de vacina.

Durante o ato de abertura da campanha, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância de proteger a saúde das crianças. "A vacina é o maior patrimônio que um cidadão pode receber. O Governo Municipal está cumprindo com o seu papel, prevenindo estas crianças de terríveis consequências como sequelas físicas, neurológicas e sociais”, afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Getúlio Barbosa, lembra que desde o ano de 1989 não é registrado nenhum caso de Poliomielite no Brasil. “É importante termos consciência da necessidade de vacinar as crianças de até cinco anos contra a Poliomielite. Ingressar nesta luta é a garantia de mantermos o nosso país livre desta terrível doença”, declarou Getúlio.

A eficácia da vacinação em massa foi destacada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela. “O nosso objetivo maior é vacinar um número grande de crianças neste Dia D, uma vez que a vacinação em massa mantém o vírus estabilizado.

Mesmo com a erradicação da Pólio no país, é preciso estar atento já que em países da África, por exemplo, existem casos de paralisia infantil e o Brasil é um país que recebe muitos turistas”, ressalta.

A coordenadora do Orfanato Evangélico, Jaci Pereira, também enfatizou o compromisso com a preservação das vidas dos menores. “As nossas crianças são a esperança de um futuro melhor para o nosso mundo. Não podemos deixar de dedicar atenção especial a elas, cuidando principalmente da saúde dando as vacinas necessárias, assegurando a elas a certeza de um futuro saudável”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário