Ônibus com tecnologia sueca será
testado pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Feira de Santana. Por 40
dias, a partir hoje (17), o coletivo será operado em fase experimental na linha
108-Conder/Terminal Central via Shopping Boulevard. O novo equipamento que
atenderá a prefeitura municipal é resultado da parceria entre a empresa sueca
Volvo (Grupo Gotemburgo) e a empresa Rosa Turismo. “Vamos acompanhar o nível de
satisfação das pessoas com o uso dessa nova tecnologia e avaliaremos os testes
através da SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), junto à
concessionária”, afirmou o prefeito Colbert Martins Filho, que participou da
apresentação do veículo à imprensa e à comunidade na frente do Paço Municipal.
O secretário municipal de Transporte,
Saulo Figueiredo, destacou que o ônibus tem capacidade para embarcar,
confortavelmente, até 100 pessoas. “Ou seja, 30% a mais de passageiros que os
modelos de ônibus convencionais. Isso é fundamental para operar
satisfatoriamente em horários de pico, a exemplo da linha Conder, que possui
alta demanda”. Outro diferencial, completou, é o sistema com motor totalmente
eletrônico Euro 5 de alta performance, com baixo consumo de combustível e
intervalos de troca de óleo estendidos que atende a um conjunto de normas
regulamentadoras, visando a diminuição da emissão de poluentes de veículos
movidos a diesel. No Brasil, o programa é chamado de Controle da Poluição do Ar
por Veículos Automotores, o PROCONVE P-7.
Sua principal meta é diminuir as
emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60%. Desse modo, é esperado uma
redução de 80% na emissão de partículas poluentes. Uma gama de outros componentes
tecnológicos estarão à disposição do usuário, como sistema eletro-hidráulico
das plataformas elevatórias (elevadores) independentes para acessibilidade aos
ônibus, tecnologia fundamental que proporciona qualidade, segurança e conforto
durante a oferta do serviço às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida,
de acordo com os representantes do coletivo.
O novo ônibus também garante ao passageiro acesso gratuito ao sistema de
wi-fi e maior segurança, com monitoramento em tempo reaGPS e câmeras, além de validadores
eletrônicos para uso do cartão social Via Feira. Em decorrência do uso do aço
especial, o chassi do Volvo B270F (modelo Granvia) é o mais leve do mercado.
Isto significa, conforme os técnicos, que trata-se de um ônibus de motor
dianteiro com maior capacidade de transporte de passageiros da categoria, além
de promover viagens mais confortáveis e seguras para os motoristas e
passageiros, devido ao eixo traseiro duplo articulado (que se move paralelo ao
eixo dianteiro) com suspensão mecânica de molas parabólicas.
Foto: Washington Nery
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