segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Feira de Santana testa ônibus com nova tecnologia sueca

Ônibus com tecnologia sueca será testado pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Feira de Santana. Por 40 dias, a partir hoje (17), o coletivo será operado em fase experimental na linha 108-Conder/Terminal Central via Shopping Boulevard. O novo equipamento que atenderá a prefeitura municipal é resultado da parceria entre a empresa sueca Volvo (Grupo Gotemburgo) e a empresa Rosa Turismo. “Vamos acompanhar o nível de satisfação das pessoas com o uso dessa nova tecnologia e avaliaremos os testes através da SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), junto à concessionária”, afirmou o prefeito Colbert Martins Filho, que participou da apresentação do veículo à imprensa e à comunidade na frente do Paço Municipal.
O secretário municipal de Transporte, Saulo Figueiredo, destacou que o ônibus tem capacidade para embarcar, confortavelmente, até 100 pessoas. “Ou seja, 30% a mais de passageiros que os modelos de ônibus convencionais. Isso é fundamental para operar satisfatoriamente em horários de pico, a exemplo da linha Conder, que possui alta demanda”. Outro diferencial, completou, é o sistema com motor totalmente eletrônico Euro 5 de alta performance, com baixo consumo de combustível e intervalos de troca de óleo estendidos que atende a um conjunto de normas regulamentadoras, visando a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel. No Brasil, o programa é chamado de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o PROCONVE P-7.
Sua principal meta é diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60%. Desse modo, é esperado uma redução de 80% na emissão de partículas poluentes. Uma gama de outros componentes tecnológicos estarão à disposição do usuário, como sistema eletro-hidráulico das plataformas elevatórias (elevadores) independentes para acessibilidade aos ônibus, tecnologia fundamental que proporciona qualidade, segurança e conforto durante a oferta do serviço às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de acordo com os representantes do coletivo.
O novo ônibus também garante ao passageiro acesso gratuito ao sistema de wi-fi e maior segurança, com monitoramento em tempo reaGPS e câmeras, além de validadores eletrônicos para uso do cartão social Via Feira. Em decorrência do uso do aço especial, o chassi do Volvo B270F (modelo Granvia) é o mais leve do mercado. Isto significa, conforme os técnicos, que trata-se de um ônibus de motor dianteiro com maior capacidade de transporte de passageiros da categoria, além de promover viagens mais confortáveis e seguras para os motoristas e passageiros, devido ao eixo traseiro duplo articulado (que se move paralelo ao eixo dianteiro) com suspensão mecânica de molas parabólicas.
Foto: Washington Nery

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