sábado, 17 de agosto de 2013

Tropas da Força Nacional chegam ao Sul da Bahia neste domingo

Tropas da Força Nacional de Segurança devem começar a chegar a partir deste domingo (18) a região de Buerarema, a 451 quilômetros de Salvador, no sul da Bahia. A pedido do governador Jaques Wagner, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também determinou o reforço da Polícia Federal na área de conflito. 


Durante a semana, produtores rurais protestaram, reivindicando a devolução de terras que teriam sido invadidas por indígenas. Nas manifestações, carros foram incendiados e equipamentos públicos depredados. Cerca de 300 índios tupinambás participam da ocupação de fazendas na região.

Nesta sexta-feira, a manifestação teve início de forma pacífica na praça principal da cidade. De lá, os manifestantes seguiram até a BR-101 e bloquearam o fluxo de veículos na região por 10 horas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou intervir para liberar a pista. O protesto provocou um congestionamento de 10 quilômetros. 

A PRF, no entanto, não conseguiu impedir a queima de quatro veículos oficiais que tentaram romper a barreira. Um deles era um carro da Secretaria de Saúde do município de Pau Brasil que transportava dois índios pataxós e duas crianças, de 8 e 10 anos. 

Em Buerarema, os manifestantes ainda depredaram uma agência do Banco do Brasil e saquearam uma loja da Cesta do Povo. O protesto foi organizado por produtores rurais das regiões de Buerarema e Una, que têm sido expulsos de suas fazendas por cerca de 300 homens que dizem ser indígenas da etnia tupinambá. De acordo com a Polícia Militar, mais de 25 propriedades já foram invadidas e, em alguns casos, houve até mesmo agressão contra trabalhadores e os donos dos imóveis.

Fonte: Correio/Gilvan Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário