Na tarde/noite desta quarta-feira,
10, o Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL) apresentou, no Teatro
Municipal Margarida Ribeiro, o planejamento das instituições que
atuam na área de segurança pública para ser aplicado na Micareta
2019, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de abril.
O
evento foi presidido pelo Ten. Cel. Luziel Andrade, comandante da Regional
Leste da Polícia Militar, e pelo prefeito Colbert Martins Filho, que informou
que a Prefeitura Municipal estará investindo R$ 10 milhões na realização da
festa.
Todos
os segmentos de segurança envolvidos com a Micareta atuaram de forma integrada,
atendendo ao princípio de economicidade de custos e a otimização das ações que
serão desenvolvidas para oferecer ao folião uma festa tranquila e segura sob
todos os aspectos.
A
Polícia Militar disporá, no circuito e nos seus portais de acesso, o que há de
mais moderno, em termos de tecnologia digital, para interceptar a presença de
indivíduos suspeitos, a exemplo de câmeras de identificação facial e drones. O
efetivo da PM na Micareta será de 4.940 homens, enquanto o Corpo de Bombeiros
atuará com 125 combatentes, 12 horas/dia.
“Equipes Veladas”
A
Polícia Civil vai contar com um contingente de 250 servidores, a cada plantão
de doze horas, entre delegados, escrivães, investigadores, e pessoal de apoio
técnico.
De
acordo com o coordenador do órgão, Roberto Leal, “estaremos divididos entre os
postos e teremos uma Central de Flagrantes e o posto Draco, que reunirá as
ocorrências”. Conhecidas como “equipes veladas”, grupos de policiais civis
totalmente descaracterizados vão trabalhar infiltrados no meio dos foliões.
Já a Guarda Municipal convocou um efetivo de
140 prepostos para atuarem em regime de policiamento ostensivo, além de dar
continuidade ao trabalho de vigilância aos equipamentos públicos. O secretário
de Prevenção à Violência, Pablo Roberto Gonçalves (foto), responsável pela corporação,
enfatizou que todo o sistema de vídeo-monitoramento instalado na cidade estará
interligado ao esquema de segurança da Polícia Militar.
Também
serão intensificados os esforços da Vigilância Sanitária, no sentido de
fiscalizar a qualidade das bebidas e dos alimentos que serão comercializados no
Circuito Maneca Ferreira. A Secretaria de Saúde mobilizou a maioria dos seus
servidores, entre médicos, enfermeiros e atendentes, que estarão de plantão nas
policlínicas localizadas nos bairros da cidade, bem como nos postos instalados
no sítio da festa.
O
Ministério Público do Estado, este ano colocará um caminhão equipado para
prestar atendimento ao público, através de doze servidores sob a
coordenação das promotoras Samiana Cardoso e Dila Neves.
O
atendimento na sede será das 8h às 20h; no ônibus das 10h às 22h,
além de equipes itinerantes que fiscarlizarão hospitais, casa abrigo, serviço
de policiamento, “em conjunto com os demais órgãos”, afirma Dila Neves.
O secretário Saulo Figueiredo (Transporte e
Trânsito - foto), e o superintendente de Transito, Mauricio Carvalho,
asseguraram que suas respectivas pastas estão devidamente preparadas para
encarar o desafio de promover o ordenamento do fluxo de veículos na cidade,
durante o período momesco. Estão mobilizados 94 agentes de trânsito. Eles
iniciarão os trabalhos a partir das 16h da quinta-feira, 25 de abril.
Sinal de Alerta
Os foliões devem estar atentos para não
portarem bens, a exemplo de telefones celulares, ao sair de casa. A
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer informou que, o trecho que passa sobre o
túnel Dr. Carlos Kruschevsck deverá ser evitado. O local será interditado
no período da festa, quando será montado um posto médico para atendimento
aos foliões.
O
ato contou as presenças dos secretários Edson Borges (Cultura, Esporte e
Lazer), Denise Mascarenhas (Saúde), o subcomandante do Corpo de Bombeiros,
Major Adriano Belarmino; Gerinaldo Costa, representante do Crea; e um
representante da Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: SECOM/Fotos/Washington Nery
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