sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Diversas câmeras flagraram queda de meteoro na Rússia

Dezenas de cinegrafistas amadores conseguiram capturar o instante em que o meteoro caiu sobre uma cidade da Rússia nesta sexta-feira (15). Além de câmeras de segurança, muitos motoristas registraram o acontecimento em câmeras instaladas no interior de seus veículos - algumas inclusive mostram a reação dos condutores durante a queda do meteoro.

Segundo o jornal inglês The Guardian, muitos russos instalam os equipamentos como forma de gravar evidências para o caso de um eventual acidente. As gravações são utilizadas em processos judiciais para conseguir o dinheiro do seguro dos carros. E não é para menos: o país possui uma alta taxa de acidentes devido a estradas má qualidade, direção ofensiva, clima extremo e motoristas embriagados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, somente em 2009 mais de 35 mil russos morreram em acidentes de trânsito.
O que eles não esperavam era registrar a queda de um meteoro de aproximadamente 40 toneladas na cidade de Chelyabinsk. De acordo com o Ministério do Interior do país, o incidente deixou mais de mil pessoas feridas e, com o impacto, cerca de 3 mil edifícios sofreram danos.
Asteroide


Além do meteoro que caiu na Rússia, hoje um asteroide está passando bastante próximo a Terra. Com 45 metros de comprimento, o 2012 DA14 passará a apenas 27,7 km da crosta terrestre - o equivalente a menos de um décimo dos 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua.

Cientistas da Nasa, agência aeroespacial norte-americana, já afirmaram que o objeto não corre o risco de atingir a superfície terrestre e confirmaram que a queda do meteoro na Rússia não teve nenhuma relação com este acontecimento, já que a trajetória dos dois foi perpendicular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário