quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Abraços foram mais quentes que os insultos', diz Yoani ao deixar a Bahia

A blogueira cubana Yoani Sánchez chegou ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, por volta das 8h10 desta quarta-feira. Ao chegar ao local, sobre os protestos que aconteceram durante sua estadia em Feira de Santana, onde ficou desde a segunda-feira (18).

“Eu saio da Bahia com uma impressão muito boa. Uma impressão de carinho e de solidariedade. Também me parecem interessantes os protestos, porque é uma forma de liberdade de expressão e democracia. Eu vou em paz e com muito amigos aqui. Assim que puder, voltarei à Bahia. Não sei quando. Eu não digo adeus, digo até logo. A recepção foi estupenda em todos os sentidos”, disse.

“A imagem do Brasil para mim não vai ser manchada por nada. Os abraços foram muito maiores do que os insultos”, completou.

Yoani, que é uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro. Após viagem pelo Brasil, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.

A passagem dela pelo país foi marcada principalmente por protestos. Assim que chegou ao Brasil, ainda em Recife, ao ser recebida por manifestantes Pró-Cuba, a blogueira comentou: "Viva a democracia, quero também essa democracia no meu país”. Já em Feira de Santana, após diversos protestos, o cancelamento da exibição do filme "Conexão Cuba-Honduras", onde ela é uma das personagens, e segurança reforçada, ela chegou a dizer que os protestos "são como os orquestrados por terroristas”.

Mudança de roteiro
A blogueira desmarcou o tour que faria em Salvador e adiou o horário de ida a São Paulo, ambos compromissos previstos para a quarta-feira (20), para comparecer à Câmara dos Deputados, em Brasília, onde deve assistir o filme "Conexão Cuba-Honduras", do cineasta Dado Galvão.


A exibição seria feita na segunda-feira (19), no espaço Parque do Saber, em Feira de Santana, mas foi cancelada. Antes, um grupo protestou em defesa do regime político em Cuba e contra a postura da blogueira.

Fonte G 1/Foto/Mario Bitencout/ Estadão


Nenhum comentário:

Postar um comentário