segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Atendimentos intensificados em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do HTLV


 Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do HTLV, celebrado na sexta-feira (10), o Ambulatório de Infectologia intensificou os atendimentos especializados aos pacientes afetados por esse vírus. 

O HTLV é um agente viral capaz de infectar as pessoas e produzir uma diversidade de manifestações clínicas. Tem um impacto mundial na saúde, mas ainda é pouco conhecido pela população.

A técnica bucal Marja Antonieta Ribeiro, há quase cinco anos faz acompanhamento no ambulatório de infectologia. Ela foi infectada pelo vírus após tocar em uma seringa contaminada.

“Soube do diagnóstico quando tentei fazer a doação de sangue, no momento foi uma surpresa e de imediato iniciei o acompanhamento. Hoje eu consigo manter minha rotina, agora com os cuidados redobrados”, relatou.

De acordo com o infectologista Dr. Dênio Santos Barros, o vírus HTLV pode ser transmitido por pessoas infectadas, principlamente pelo sexo desprotegido, compartilhamento de seringas e pelo leite materno.

“Houve um aumento de pessoas infectadas e precisamos debater com mais frequência as formas de prevenção do HTLV, principalmente as gestantes. Elas devem fazer exames para a identificação da durante a gravidez pois existe o risco do bebê se infectar durante a amamentação”, explicou.

Para saber se uma pessoa tem o vírus, ela pode solicitar o exame sorológico nas Unidades Básicas de Saúde e o acompanhamento será realizado no Ambulatório de Infectologia, localizado na Rua Professor Fernando São Paulo, 911, bairro São João.

No ambulatório, os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo e nutricionista.

Fonte: Seccom

Nenhum comentário:

Postar um comentário