quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Graça Pimenta parabeniza Anguera

Nesta quarta-feira (20), o município de Anguera completa 52 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data comemorativa, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) apresentou uma Moção de Congratulações na Assembleia Legislativa (AL). A parlamentar solicitou que o documento chegue ao conhecimento da Câmara Municipal.
“Nesta data de grande importância parabenizo o município de Anguera e toda sua população, que enfrentam os constantes obstáculos na busca do progresso local e recebem tão bem os visitantes”, afirma Graça Pimenta. Inicialmente habitado por indígenas, o território onde se constituiu o município foi escolhido pelo capitão José Marques de Oliveira Lima em 1855 para construir uma escola e uma igreja, erguidas especificamente na Fazenda Almas, de propriedade do militar. As novas edificações atraíram diversas pessoas, que se estabeleceram no local e deram origem ao povoado de Almas.
Tempos depois, os tropeiros, que transportavam mercadorias indo e vindo do porto de Cachoeira, descobriram a localidade e lá descansavam antes de continuar viajando. Diante do avanço econômico conquistado através da produção de fumo e da pecuária, em 1890 o povoado passou a ser distrito de Feira de Santana. Em 1944, o local teve o nome modificado para Anguera, cuja origem é indígena.
 No ano de 1961 o distrito foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 1558. Construída nos anos 70, a BA-052, que margeia a cidade e é conhecida como “Estrada do Feijão”, impulsionou o progresso local. Alguns traços culturais dos anguerenses podem ser vistos durante os festejos juninos. A agropecuária integra a economia do município. Nossa Senhora da Conceição, festejada em 8 de dezembro, é a padroeira local.
Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta


Nenhum comentário:

Postar um comentário