quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Audiência debate situação de açougueiros

A situação dos açougueiros que trabalham em feiras livres e no Centro de Abastecimento de Feira de Santana e que estão em desacordo às determinações do Ministério da Agricultura, foi debatida em uma audiência pública realizada no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde, na tarde desta quinta-feira, 7.

Formaram a mesa o promotor público da 16ª Vara do Ministério Público, Sávio Henrique Damasceno; o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior; a coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária, Kerssia Mascarenhas; o gerente da Adab, Paulo Falcão; e o presidente da Câmara de Vereadores, Justiniano França.

Durante cerca de três horas foram apresentadas e debatidas as soluções que devem ser tomadas para resolver o problema. As ações do Governo Municipal vão agilizar a adequação dos locais para a comercialização.

O promotor abriu a sessão falando sobre o cumprimento da lei, que deve ser cumprida por todos. “Os açougueiros estão agindo de forma ilegal, pois estão colocando em risco a população ao vender carne imprópria. As instituições estão aqui para ajudar, mas o problema deve ser resolvido pelos comerciantes”.

Na última terça-feira, o Programa de Modernização e Aperfeiçoamento dos Açougueiros do Centro de Abastecimento foi lançado pela Settdec em encontro no Restaurante Popular. A proposta visa abrir o processo de Licitação Pública para a reforma do Galpão de Carne, para ser estruturado para receber os equipamentos.
No caso das feiras livres na Cidade Nova e Tomba, as determinações já devem ser cumpridas. Os locais têm estrutura receber os balcões refrigerados nos boxes. Nas demais feiras, que ainda não têm estrutura adequada, será realizado estudo para implantação de um projeto.

“Vamos fazer com que as pessoas se tornem profissionais e para isso estamos desenvolvendo um programa. Cada caso será analisado e vamos adequar todos para resolver o problema. É hora de agir e contamos com o apoio do MP nessa ação”, disse Antonio Carlos Borges Junior.

Também estiveram na reunião o presidente da Associação de Abatedouros de Feira de Santana, Erivaldo Moraes, o vereador Zezito Correia, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Feira Livre, João Reis e vendedores de carne.


Fonte: SECOM/Foto: Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário