quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Projeto de Graça Pimenta é aprovado na AL

O projeto de Lei nº 19.969/2012, elaborado pela deputada estadual Graça Pimenta (PR), que institui a Semana Estadual de Educação Preventiva e do Enfrentamento da Obesidade Mórbida, foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa (AL). Acompanhando a sessão, a parlamentar comemorou o resultado.
 
“Fico muito feliz em ter um projeto aprovado na Casa. É um reconhecimento. Esse projeto é muito importante, pois, de acordo com o Ministério da Saúde, 48% da população brasileira estão acima do peso, fenômeno ligado principalmente a mudança do padrão alimentar. O excesso do consumo de produtos industrializados, aliado ao sedentarismo, é apontado como principal causa do aumento da obesidade”, declara Graça Pimenta.

Conforme pesquisa do Ministério da Saúde, a obesidade é uma disfunção que já atinge aproximadamente 15% da população adulta no Brasil e está relacionada a diversos problemas de saúde, comprometendo o bem-estar dos indivíduos, inclusive colocando suas vidas em risco. O excesso de peso mórbido é um grave problema de saúde pública e está atingindo proporções endêmicas.

Na proposição, Graça Pimenta expressa que “a Semana Estadual de Educação Preventiva e do Enfrentamento da Obesidade Mórbida deve ser realizada anualmente na última semana do mês de setembro”. O projeto também traz os objetivos da proposta, a exemplo de contribuir para o desenvolvimento de métodos que possibilitem o acesso universal dos portadores de obesidade aos serviços públicos. Garantir a democratização de informações sobre as técnicas, procedimentos cirúrgicos e pós-cirúrgicos existentes na área de Gastroplastia também é meta. O projeto agora segue para sanção do governador Jaques Wagner

Fonte: Assessoria da deputada Graça Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário