quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Estudantes da Uefs fazem teste do HIV

 


As atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS encerraram na tarde desta quarta-feira (5), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). No último dia de atividades, o Centro Municipal de Referência DST/HIV/AIDS e o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Saúde da Mulher (NEPEM/UEFS) realizaram o teste rápido do HIV, atividades lúdicas, e distribuição de preservativos.

As ações foram desenvolvidas no módulo VI da universidade e numa área externa do auditório central, durante a VIII Feira do Semiárido. A programação começou no sábado (1º) com o teste rápido do HIV no Centro Municipal de Referência e continuou na segunda-feira (3) com palestra de Vanessa Sampaio, abordando um “Panorama do HIV/AIDS em Feira de Santana e região”.

Entre esta terça-feira (2) e às 16 horas desta quarta-feira, a equipe realizou 78 testes rápidos na universidade. “Tivemos um grande participação de estudantes, além dos funcionários. Aqui na Uefs não houve nenhum resultado positivo”, informa a supervisora do Programa DST/HIV/AIDS, Carolina Oliveira.

A supervisora acrescenta que durante o teste só é necessário coletar o sangue através de um furo no dedo, e depois de até 15 minutos sai o resultado. Durante as atividades na universidade foram disponibilizados 2.448 preservativos para serem distribuídos à comunidade.

As pessoas que portam o vírus o HIV podem encontrar todo o tratamento gratuitamente no Centro de Municipal de Referência DST/HIV/AIDS. A unidade dispões de uma equipe composta por vários profissionais de saúde, inclusive obstetra, pediatra e dentistas preparados para cuidar do portador de HIV.

O Centro Municipal de DST/HIV/AIDS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 14h às 18h. A unidade fica situada na rua Germiniano Costa, s/n, Centro.

Fonte: Secom/Foto: Washington Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário